quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Importância do Olhar Externo

Olá,

Sempre fui muito reativo à contratação de empresas de consultoria. Minha percepção era de que pessoas de fora não teriam condições de entender melhor o ambiente interno das empresas do que as pessoas que lá estavam há vários anos.

Com o passar dos anos aprendi que minha percepção estava mais relacionada com a incompetência dos consultores com os quais havia trabalhado do que com a função em si e que a convicção que tinha nessa percepção vinha do grande volume de profissionais pilantras com ar de gurus e de estagiários de terno e gravata fingindo serem especialistas que existem nesse mercado de consultoria.

Minha primeira experiência positiva com o segmento de consultoria foi com uma empresa pequena, formada por um pequeno grupo de ex-executivos de grandes empresas e que atuava com programas de desenvolvimento organizacional.

Naquela ocasião era diretor de uma empresa multinacional na área de tecnologia e lembro de ter me sentido incomodado de ser convidado para mais um processo de avaliação 360 graus. Afinal, já havia participado de pelo menos três desses processos e os resultados para a organização tinham sido mínimos, algumas vezes até negativos, com chefes mal preparados descontando sua raiva de serem mal avaliados naqueles que tiveram coragem de dizer a verdade.

Dessa vez foi bem diferente. O trabalho foi feito de maneira mais cautelosa e individual e a maneira como o processo foi conduzido levou aos diretores e gerentes a uma reflexão profunda e duradoura antes mesmo que os resultados das avaliações fossem conhecidos. Era como se fôssemos preparados para o choque que viria a seguir. O resultado é que pela primeira vez me vi realmente orientado a fazer uma reflexão profunda e verdadeira sobre como funcionava e como as pessoas me observavam.

O mais interessante era que os formulários e o mecanismo utilizado eram muito parecidos com os aplicados pelas outras empresas de consultoria. A grande diferença estava na preparação prévia feita pelos consultores e pela qualidade e experiência inegáveis que eles tinham. Sob certo ponto de vista, todo o trabalho funcionou como um grande treinamento para todos nós.

Mais tarde tive a oportunidade de conhecer mais consultores de qualidade em minha vida profissional e passei a admirar esse tipo de profissional e a história de vida que a grande maioria deles possui cujas principais características por mim percebidas são:

1) Foram executivos de sucesso e com atuação em diferentes áreas de diversas organizações.
2) São estudiosos e curiosos. Adoram ouvir o que você tem a dizer.
3) Possuem uma grande habilidade em apresentar suas idéias e adoram compartilhar seus conhecimentos.
4) Normalmente deixaram suas carreiras por vontade própria em busca de maior realização pessoal.
5) Possuem uma energia interna muito grande e trasmitem essa energia por onde passam.
6) Se apresentam como verdadeiros parceiros de quem os contratam e participam ativamente dos projetos.
7) Possuem auto-confiança elevada mas poderam o tempo inteiro sobre os riscos e as dificuldades.
8) Normalmente são empresas pequenas e altamente especializadas.

Mas existe algo que é comum a todos os consultores, sejam eles competentes ou não, e que realmente traz valor a quem os contrata: ele possuem uma visão externa dos problemas, sem estarem impregnados pelos problemas e as angústias de quem está sob a pressão dos fatos.

A possibilidade de nos aconselharmos com alguém que está mais distante e que pode avaliar os problemas de forma neutra e sem pressão faz toda a diferença. Se esse profissional for de alta qualidade e comprometido então, aí os ganhos podem ser enormes.

Como executivo tive a oportunidade de ver grandes transformações ocorrerem viabilizadas pela ajuda de consultores externos. Mais recentemente, atuando pessoalmente como consultor, tenho me realizado muito em ver os efeitos que sou capaz de criar nas organizações onde faço meus trabalhos.

Se você está se sentindo perdido em determinada situação ou tem sérias dúvidas de como guiar sua organização em determinada direção, avalie a possibilidade de contratar um consultor para ajudá-lo. O olhar externo desse profissional, aliado com a experiência de vida que ele possa trazer, tem grandes chances de fazer a diferença.

Mas lembre-se que você está procurando algo muito especial. Alguém que tenha habilidade de entender o problema que você está enfrentando, que tenha recursos suficientes para ajudá-lo a econtrar os melhores caminhos de saída e que esteja disposto a ir mais além do que simplesmente dar palpites e aplicar metodologias enlatadas.

Se você tomar a decisão de contratar um consultor, lembre-se que você está contratando um profissional e não uma empresa e faça questão de conhecer quem irá fazer o trabalho. Você somente será capaz de ouvir conselhos de alguém que lhe passe segurança e em quem você confia, mesmo que ainda não conheça muito bem.

Um consultor é uma pessoa mais experiente e com mais conhecimento. Não é uma grande empresa cheia de gente em treinamento e com um monte de formulários e de planilhas que transformam dados em recomendações pré-formatadas. Ao contrário, a consultoria é por definição uma atividade artesanal onde processos e métodos automatizados servem apenas para facilitar o processo de coleta de informações ou de análise das mesmas.

Um último recado. Nunca contrate um consultor para confirmar suas idéias ou apenas para justificar suas decisões pois é pura perda de tempo. Antes de contratar um profissional para fazer um diagnóstico e/ou aconselhá-lo tenha certeza de que você está preparado e aberto para ouvir o que ele tenha a dizer, caso contrário estará jogando dinheiro pela janela e ainda correrá o risco de azedar seu fígado.

Se você tiver comentários a respeito desse e de outros artigo, envie um e-mail para paulo.pinho@uol.com.br. Terei o maior prazer em responder sua mensagem.

Abraços,

Paulo Pinho