domingo, 26 de dezembro de 2010

Como ser um Executivo

Olá,

Sempre recebo e-mail de pessoas perguntando o que fazer para ser um executivo e decidi escrever um pouco sobre o tema.

A posição de executivo não é exatamente uma carreira. Ela é resultado de sucessivos passos em qualquer carreira técnica onde o profissional assume responsabilidades sobre outras pessoas ou sobre questões mais estratégicas na organização.

Não é necessário ter formação acadêmica de administração para ser um executivo. Na verdade a maioria dos executivos do mercado se especializaram nos temas de administração vários anos depois de se formarem.

Para ser um executivo de valor para a organização é necessário dominar o ambiente político e técnico da mesma. Um executivo que não conhece como as coisas funcionam tecnicamente terá dificuldades em gerenciar os processos. Ao mesmo tempo, um excelente técnico que não saiba administrar o ambiente político terá muitas dificuldades para levar adiante suas ideias.

O melhor caminho para quem está começando é na área técnica. Afinal, são os técnicos que fazem as coisas acontecerem no dia a dia da empresa. Um hospital, por exemplo, precisa de bons médicos e enfermeiros. Uma agência de propaganda precisa de bons criadores e diagramadores. Uma empresa de vendas, precisa de grandes vendedores.

Com o tempo, os técnicos evoluem em suas carreiras e assumem novas funções. Essas funções podem ser cada vez mais técnicas e especializadas ou podem migrar para a área de administração. No primeiro caso vão se formando os especialistas, profissionais de alto valor de mercado por dominarem determinado assunto com profundidade e destreza. No segundo caso, vão se formando os executivos da organização, profissionais que dominam tecnicamente os processos mas que vão aos poucos assumindo funções mais ligadas a aspectos administrativos.

Alguns especialistas também assumem funções administrativas e, portanto, podem ser considerados executivos. Outros preferem manter sua carreira puramente técnica, sem assumir funções administrativas.

O executivo, portanto, vai sendo formado ao longo dos anos. É um erro achar que se pode formar um executivo nas salas de aula. É recomendável alguns anos de experiência antes de assumir funções mais estratégicas e gerenciais em uma organização.

Se você pretende ser um bom executivo, antes de tudo escolha uma carreira técnica a seguir e se dedique com empenho na área escolhida. Em seguida, procure um emprego que permita você continuar seu aprendizado e adquirir experiência. Procure aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado na empresa e não se furte dos desafios. Os profissionais mais disponíveis para encarar desafios e assumir responsabilidades são os que em geral se transformam em executivos mais rapidamente.

Assim que suas responsabilidades estiverem sendo direcionadas para a área mais administrativa, recomendo que você faça um curso de especialização em administração. Existem vários cursos de MBA no mercado que atendem essa necessidade.

Muitas pessoas me perguntam se devem fazer o MBA logo após a conclusão do curso de graduação. Sinceramente não recomendo esse caminho pois a maioria das coisas que você irá aprender não serão utilizadas no seu dia a dia imediatamente. Isso provavelmente vai ocorrer mais para frente em sua carreira, é esse será o melhor momento de fazer um curso de MBA.

Como alternativa ao MBA, para aqueles que desejarem continuar seus estudos logo após a formação acadêmica, recomendo cursos de especialização mais técnicos, de preferência ligados ao trabalho que estão realizando. É uma forma de desenvolver habilidades mais específicas, que com certeza ajudarão no crescimento profissional.

Por último, fica um conselho importante. Para ser um executivo de sucesso é preciso ter perseverança, equilíbrio e força de vontade. As empresas sempre valorizam os que melhor desempenham suas atividades, os que são mais esforçados e os que se integram melhor na organização.

Se você tiver comentários sobre esse ou outro artigo envie um e-mail para paulo.pinho@uol.com.br. Terei o maior prazer em respondê-lo.

Abraços,

Paulo Pinho