quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O que vem a ser Coaching

Olá,

Um recurso utilizado com cada vez mais freqüência por executivos de todos os níveis é o Coaching. Como existe muita confusão em torno do tema, achei que valia a pena falar um pouco sobre o que vem a ser Coaching e como ele se insere no mundo corporativo.


Coaching não é consultoria, portanto, não espere avaliações ou conselhos de um Coach. Também não é terapia, pois seu foco não está em tratar traumas emocionais do passado mas sim em buscar soluções e desenvolvimento de habilidades. Por fim, é importante não confundir Coaching com programação neurolinguística ou programas de motivação.


Coaching é um processo que tem como objetivo principal o desenvolvimento de novas
habilidades que permitam as pessoas atingirem seus objetivos de maneira mais efetiva. O Coach não aconselha nem resolve os problemas do Coachee. Seu maior objetivo é fazer com que o Coachee reflita sobre seus comportamentos e atitudes, identifique áreas de desenvolvimento que possam ajudar a ter mais sucesso, e treine novas habilidades e comportamentos.

Recentemente fui Coachee e contratei um Coach para trabalhar com meus subordinados. Gostei tanto da idéia que resolvi fazer um curso e hoje estou atuando como Coach de alguns executivos.

Os benefícios desse tipo de trabalho são muitos. Auto-conhecimento, melhor entendimento sobre as outras pessoas, disciplina e aprendizado são algumas expressões que traduzem o que você vai encontrar em um processo de Coaching sério.

Mas cuidado. Procure saber quem você está contratando e qual a bagagem do profissional que irá atendê-lo. Não caia nas armadilhas de processos de Coaching que prometem resultados em uma ou duas sessões ou de profissionais que confundem palestras motivacionais com Coaching.

O desenvolvimento de habilidades toma tempo e exige dedicação e disciplina. Nenhum atleta ganha uma maratona por causa de uma palestra motivacional ou porque participou de um único treino de corrida. Ao contrário, somente trabalhando com dedicação e continuamente é que novos comportamentos se instalam e habilidades são desenvolvidas.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o tema. Ou se tiver interesse em contratar sessões de Coaching, pode me enviar um e-mail no endereço paulo.pinho@uol.com.br .

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário