terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Semear é uma Opção, mas a Colheita é Obrigatória.

Olá,

Quando fiz meu MBA, tive a oportunidade de receber algumas aulas de Gestão de Saúde que me ajudaram muito ao longo dos anos. O professor, um cara muito simpático e que transpirava saúde, enfrentava aquele grupo de executivos com idades variando entre 25 e 45 anos e nos alertava para as consequências da vida estressada e sedentária da maioria de nós.

O processo iniciava com uma caminhada pela manhã. Nos encontrávamos às 6:30H da manhã, fazíamos 15 minutos de alongamento, 45 minutos de caminhada e mais 15 minutos de alongamento ao final. Durante todo o trajeto, nosso mestre falava sobre a importância do exercício físico para saúde e de como sua prática era capaz de dar mais equilíbrio e produtividade aos executivos.

Ao longo do dia, nos intervalos das aulas tradicionais como finanças e economia, lá vinha ele novamente com suas mensagens de sabedoria e mais técnicas de relaxamento ou exercícios laborais. Essas sessões duravam entre 5 e 10 minutos e a colaboração da turma variava de pessoa para pessoa. Alguns, como eu, seguiam rigorosamente suas orientações, outros caçoavam e faziam pouco daquele trabalho.

Em geral, as pessoas que se encontravam pela manhã para a caminhada eram mais aplicadas do que as que constantemente faltavam a esse compromisso diário. Outra observação interessante era o fato dos mais jovens serem menos interessados nas aulas do que os mais velhos.

Apesar de visivelmente incomodado pelo comportamento inadequado de alguns, o professor mantinha a calma e o foco em sua missão. Não se abalava nenhum minuto e continuava a orientar aos que se dispunham a seguí-lo. Sua única reação aos que se recusavam a praticar os exercícios era a repetição da frase: "Semear é uma opção, mas a colheita é obrigatória."

Ao final do dia, nos encontrávamos novamente para uma sessão de alongamento e relaxamento. Por cerca de 30 minutos tínhamos a oportunidade de refletir um pouco sobre como tinha sido nosso dia de trabalho e de perceber nossos próprios corpos.

A rotina era repetida todos os dias de uma semana completa, período em que ficávamos no campus da fundação, e posso dizer que me ajudaram a reformar a maneira como encarava o trabalho e os compromissos do dia a dia. Foi naquelas sessões que aprendi que cuidar da saúde era obrigação de todo executivo que ocupa posição de liderança e que a maioria dos executivos de sucesso cuidam de sua própria saúde.

Quase 5 anos após o término de meu MBA, ainda lembro com prazer das caminhadas e das sessões de relaxamento que tive a oportunidade de fazer durante aqueles dias. Aos poucos fui incorporando em minha vida mais tempo para cuidar da saúde e para me exercitar e, posso afirmar, as coisas só melhoraram.

Se você estiver sentindo sua saúde deteriorar ao longo dos anos, lembre-se da frase de meu professor e pense que tipo de sementes está plantando para o futuro. Afinal, semear é uma opção mas a colheita é obrigatória.

Abraços,

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário