segunda-feira, 15 de junho de 2009

Desenvolvendo Habilidades

Olá,

O desenvolvimento de habilidades dificilmente será um caminho de pouco trabalho. Para atingir destreza em determinada atividade são necessárias muitas horas de dedicação e um número enorme de repetições. Também é preciso ser persistente, encarar de frente as dificuldades e lidar com a frustração dos primeiros resultados negativos.

É comum observarmos as pessoas de sucesso e admirarmos seu talento como se o mesmo fosse dado a eles de presente. Em alguns casos, chegamos mesmo a comentar o quanto poderíamos ter sucesso equivalente se tivéssemos tanto talento quanto essas pessoas. Um grande equívoco.

Quando vemos um jogador de futebol serpenteando pelo campo com a bola quase grudada em seus pés ou quando assistimos um músico tocando com maestria determinada melodia, estamos presenciando o resultado de anos de dedicação e esforço.

É claro que nossas características natas podem influenciar nosso potencial de desenvolvimento, mas os exemplos mais variados demonstram que sua importância no resultado final é mínima. Se não fosse assim, como poderia ser possível uma pessoa sem braços tocar violão com desenvoltura ou um surdo ser capaz de compor músicas capazes de atravessar séculos?

Reconhecer que aquilo que costumamos chamar de talento nada mais é do que o reconhecimento de uma habilidade adquirida após muito esforço e dedicação, nos leva a algumas conclusões importantes:

1 - O talento é fruto do trabalho e não algo com que nascemos;

2 - O trabalho duro é o único caminho para obter destreza em determinada atividade;

3 - Como trabalhar duro é uma opção individual, ter talento (destreza) em determinada atividade é uma questão de escolha.

Mas se é assim, o que nos impede de desenvolver novas habilidades ou aprimorar ainda mais as habilidades já adquiridas?

A resposta me parece óbvia. Não fazemos por que dá muito trabalho. Mais do que estamos dispostos a pagar para termos acesso ao talento que dizemos desejar.

Se realmente quiséssemos ser um músico poderíamos chegar lá. Mas para isso seria necessário escolher uma escola de música, frequentá-la de forma religiosa, treinar horas a fio por dia, abrir mão de outros compromissos e interesses, enfim, trabalhar duro.

Quando queremos realmente, não existem obstáculos que não possam ser ultrapassados. Somos tenazes e persistentes, nos dedicamos de forma incansável e fazemos qualquer loucura para conseguirmos nossos objetivos.

O processo de desenvolvimento de uma habilidade deve passar por uma análise anterior sobre a importância dessa habilidade para nosso sucesso profissional ou pessoal. Não adianta desejar desenvolver uma habilidade se não estivermos convencidos da importância de tê-la.

Uma vez que estejamos convencidos da importância de desenvolver determinada atividade é hora de planejar as ações que levarão ao desenvolvimento e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.

De posse da primeira versão de um plano de desenvolvimento é hora de se colocar em movimento e suar a camisa de verdade.

A cada dificuldade encontrada, lembre-se da importância de seus objetivos. É o sentimento de importância que fará você enfrentar as dificuldades e lidar com a frustração de suas derrotas iniciais.

Procure acompanhar seus resultados de forma frequente. Compare sua evolução real com a planejada e faça os devidos ajustes no plano de trabalho.

Evite modificar seus objetivos. Se não for possível atingí-los no prazo esperado, faça um ajuste no prazo, mas evite mudar o objetivo.

Nunca se esqueça dos motivos que o levaram a buscar o desenvolvimento de suas novas habilidades. Eles serão os seus melhores aliados nessa jornada.

Um abraço,

PP

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, palavras de muita motivação. Mais gostariade resaltar que na prática muitas vezes perdemos o foco. Existem situações em que nos expõe a um grande extress que pode ser minmizado qd se tem parceria e pessoas dispostas a dialogar e achar o melhor resultado. Do contrário mudar de empresa é o melhor remédio e isso acontece pq muitas organizaçoes são enfgesadas e lutar contra os DONOS e lutar contra o improvavel. Nessa queda de braço posso dizer que acredite sempre em seu potencial faça com que vc seja visto pelo seu empenho e qd não der mais bata as asas mude sempre que não se sentir mais inserido naquele contexto. Severino Mendonça grand empreendedor nunca teve medo de mudar sem buscou sua realizaçao sempre acreditou que podia mais doque lhe era ofertado.

    ResponderExcluir