quinta-feira, 14 de abril de 2011

Minhas Experiências com Coaching

Olá,

Há mais ou menos dois anos iniciei minhas atividades como Coach de executivos e gostaria de compartilhar com vocês algumas percepções obtidas durante esse período.

1 - Por menos intuitivo que seja, as pessoas realmente podem transformar seus comportamentos em curtíssimo espaço de tempo. As mudanças que presenciei em alguns casos são impressionantes e me fazem acreditar cada dia mais nessa metodologia.

2 - O ser humano é o que ele pensa ser, consciente ou inconscientemente. Em outras palavras, a transformação do comportamento é sempre fruto de mudanças na forma de pensar.

3 - O primeiro passo para o sucesso no trabalho de coaching é querer reamente descobrir o que precisa ser mudado. Esse costuma ser o maior desafio do trabalho, pois as pessoas em geral possuem avaliações de si próprias e daqueles com quem se relacionam muito impregnadas de mágoas e preconceitos cristalizados ao longo de anos.

4 - Um grande desafio para o coachee é convencer a todos de que as mudanças são verdadeiras e duradouras. Como as pessoas não acreditam na possibilidade de mudanças profundas na fase adulta, elas tendem a achar que os comportamentos irão voltar ao padrão antigo em pouco tempo. Vencer o período de descrença é um dos grandes desafios de quem se propõe a mudar.

5 - Confiança, Compreensão e Acolhimento são características fundamentais em um profissional de Coaching. Saber fazer as perguntas certas, aquelas que irão mudar o foco de análise do Coachee e transformar sua maneira de encarar os fatos do dia a dia, é o segredo do sucesso.

6 - Mudar é sempre possível, desde que a pessoa realmente deseje isso. É trabalho do Coach, incentivar o Coachee a querer mudar verdadeiramente pois na maioria das vezes não é exatamente o desejo inicial do mesmo. O que mais encontrei até aqui foram pessoas desejosas que as coisas mudassem para melhor mas cujo diagnóstico dos problemas estava fora do seu próprio ser.

7 - Trabalhar como Coach é uma delícia. Oportunidade única de se desenvolver ajudando os outros a fazer o mesmo.

Se você possui comentários sobre esse ou outro artigo, escreva para paulo.pinho@uol.com.br. Terei muito prazer em responder sua mensagem.

Abraços,

Paulo Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário