quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Especialistas versus Generalistas

Olá,

Atualmente existe uma grande discussão em torno da relação entre abrangência e profundidade do conhecimento e o sucesso profissional. Alguns advogam que os generalistas estão em alta e que o mais importante é conhecer um pouco de tudo. Outros, ao contrário, defendem a posição de que a especialização é fundamental para o sucesso profissional.

Como em qualquer assunto parece que a melhor posição está no meio termo. Saber de tudo um pouco ajuda a iniciar uma conversa e aumenta as chances de aproveitar oportunidades, mas se você pretende encabeçar um projeto e fazer acontecer, precisa dominar a matéria e ser especialista.

Minha dica é que você procure ter uma amplo espectro de conhecimento e que mantenha sua curiosidade sempre ativa, mas não se esqueça de se especializar em pelo menos um assunto que tenha valor para você e para o mercado. Um assunto em que você possa fazer a diferença.

Uma constatação importante é de que não se pode ser especialista em muitas áreas o mesmo tempo. O ideal é se dedicar a poucos temas e ser o melhor possível nesses. Um tema principal e dois ou três alternativos e correlatos, me parece uma boa combinação.

Evite iniciar tentativas de ser especialista em várias coisas ao mesmo tempo pois o resultado pode ser uma grande perda de tempo e pouca diferenciação.

Se você está no início de sua carreira, comece tentando aprender um pouco de tudo. Deixe que o fluxo da vida te leve um pouco e procure se aprofundar nos assuntos que dão mais prazer. Aos poucos, você vai ter uma visão clara de onde irá ter mais sucesso.

Se você já está no meio da carreira e sente que não está sendo reconhecido como especialista em nenhuma área relevante, faça uma pausa para balanço. Avalie suas realizações recentes e procure encontrar suas fortalezas. Uma vez encontradas, escolha assuntos correlatos a elas e inicie um processo de especialização. Você verá que irá valer a pena.

Envie seus comentários e sugestões. Eles são muito importantes para a manutenção desse blog.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário