segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Existe vida além da corporação?

Olá Pessoal,

Hoje gostaria de falar um pouco sobre o balanço entre carreira e vida pessoal. Parece brincadeira, mas esse é um dos maiores desafios enfrentados por executivos de todos os segmentos.

Se por um lado vemos vários executivos alcançando sucesso profissional e econômico, por outro lado são raros aqueles que se consideram felizes em sua vida pessoal. Muitos lamentam ter perdido seus amigos e famílias para o trabalho, sendo comum encontrar diretores e presidentes em depressão profunda.

Mas de onde vem essa aparente incoerência? Como pode um executivo de sucesso sentir-se tão fracassado na vida pessoal?

A origem do problema está no afastamento das pessoas em relação a seus verdadeiros valores.

Com o passar dos anos, o jovem que sonhava em ter uma família bonita e feliz e sonhava em fazer com que sua vida significasse algo vai se transformando em escravo de seus próprios desejos. O sonho da família bonita e feliz se transforma em uma busca incessante por acumular riquezas. O significado de vida se transforma na luta para conquistar lugares mais altos na hierarquia.

O preço desse desvio? Bastante dinheiro no banco, um cargo importante na corporação, e uma vida pessoal abalada e sem significado.

Como evitar esse preço? Manter o foco nos reais valores e confrontar a realidade com o desejo a todo momento, evitando que os desvios se acumulem.

Não estou advogando que você largue sua carreira. Nem tampouco que desvalorize o dinheiro. Longe disso. Apenas peço lembrar-se que o dinheiro é ganho para ser desfrutado e que o crescimento profissional só irá satisfazê-lo se tiver real significado para sua vida.

Se você está no início de sua carreira, aproveite a experiência de quem já sofreu na pele. Se já está com os sintomas desse mal, siga os conselhos de quem conseguiu se recuperar e busque vida fora da corporação. Vai valer a pena.

Envie seus comentários e sugestões. Eles são muito importantes.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário