domingo, 25 de novembro de 2007

É possível aprender a ser gerente?

Geralmente chegamos a uma posição de gerência por nossa competência técnica em determinado assunto. Isso não é de todo mal, pois existe trabalho a ser feito e ter um gerente que sabe como fazer as coisas é um bom primeiro passo.

Mas dominar tecnicamente um assunto está longe de ser o mais importante para um gerente. Antes disso, ele precisa aprender a tomar decisões e gerenciar pessoas e a maioria não sabe nada sobre esse assunto quando é promovido pela primeira vez.

Alguns passam a vida inteira tentando aprender. Não precisa dizer que são os famosos bons técnicos que viraram péssimos gerentes. O problema é que rebaixar uma pessoa é praticamente impossível, restando para a empresa três opções: manter o faz de conta e continuar promovendo gerentes que não sabem gerenciar, treinar seus gerentes e torná-los mais preparados, ou demiti-los.

Infelizmente, muitas empresas ainda optam pela primeira ou pela terceira opções. Tal atitude engrossa as fileiras de funcionários infelizes e de empresas ineficientes por uma lado, e aumenta a fila de desempregados por outro.

A experiência mostra que, a não ser alguns casos isolados, as pessoas podem aprender a ser gerentes. Da mesma maneira que aprenderam matemática, física e português, elas podem aprender a gerenciar pessoas. Existem várias empresas de consultoria e treinamento no mercado que auxiliam seus clientes a preparar seus gerentes. Além disso, algumas universidades e entidades de ensino oferecem cursos específicos que podem ajudar.

Se você pretende assumir uma posição de gerência, ou ainda, se já for gerente estiver com a sensação de que não tem seu time sob controle, talvez seja hora de procurar aprender um pouco mais sobre como gerenciar recursos e pessoas. Nos próximos textos, vou procurar falar um pouco sobre esse tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário