sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Estresse

Olá,

Estresse é uma palavra que normalmente recebe uma conotação negativa pois está associada a incapacidade das pessoas a reagir ao volume de demandas que são submetidas.

O estresse, no entanto, pode ser positivo. Ele é uma reação natural de auto-proteção, que nos coloca em estado de alerta frente a desafios e, em geral, nos mobiliza e nos faz reagir e buscar soluções.

O problema surge quando o estresse está associado com a exaustão ou com a incapacidade de atender a todas as solicitações que recebemos. Essas duas situações, fazem com que nos sintamos devedores, gerando mal estar. O mal estar e a preocupação com a dívida acumulada afeta nossa produtividade, agravando o quadro de estresse.

Em geral, o quadro se agrava até o momento em que reconhecemos nossos limites e aceitamos que existem fatores que estão fora de nosso controle e que o importante é fazer o melhor que podemos, sem se estressar em demasia. A partir desse momento, mudamos o foco novamente para a solução e o estresse naturalmente baixa, deixando espaço para uma nova onda de produtividade.

Em alguns casos, no entanto, o ciclo toma tais proporções que chegamos a uma situação de ruptura, o que pode causar efeitos físicos importantes e graves como a depressão e a síndrome de pânico.

Observar nosso grau de estresse e até que ponto ele está nos mobilizando ou paralizando é fundamental para manter o equilíbrio e nossa capacidade de produzir. Perceba o se nível de preocupação sobre os assuntos do dia a dia, sua sensação de estar realizando e sua capacidade de dominar seus próprios pensamentos. Se algum desses fatores estiver fora de controle, é hora de esvaziar a pressão.

Um passeio no parque; um pouco de atividade física; e alternar o foco para outro tipo de atividade ajudam a diminuir a pressão. Dedicar um pouco mais de horas ao sono; dar-se um pouco mais de tempo para relaxar; e mais que tudo se perdoar por estar no limite, ajudam a recuperar as energias. Para cada pessoa, existe um antídoto para o estresse negativo. Preste atenção e procure o seu, você vai encontrar.

Se você notar que está difícil sair do ciclo de estresse negativo, não deixe que a coisa piore, procure ajuda de um médico de confiança. Ele vai saber ajudar.

PP

Um comentário:

  1. Abordagem muito boa, todos nós temos estresse$, que surge na maioria da vezes pela carga pesada do trabalho, eu gosto de pescar e isso transborda quase que toda a carga negativa, procure você também a sua válvula de escape!

    ResponderExcluir