sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Motivação

Olá,

Se você está desmotivado, e acordar pela manhã para trabalhar é um sofrimento, pare e reflita um pouco sobre sua carreira e vida profissional.

É comum que as pessoas atribuam a fatores externos sua falta de motivação, mas a verdade é que somente uma pessoa tem poder para motivar alguém, ela mesma. Cada um reage de maneira diferente aos estímulos externos. O que pode ser extremamente motivante para uma pessoa, simplesmente destrói a motivação de outra.

Sendo assim, o mais importante é entender o que está acontecendo dentro de nós quando nos sentimos desmotivados. Identificada a origem da desmotivação, é hora de avaliar se é melhor se afastar do agente gerador ou mudar de atitude em relação ao mesmo.

Em algumas situações você vai concluir que o problema está em sua atitude perante a situação. Ótimo, reformule seus pensamentos e mude sua atitude, a motivação retornará em seguida.

Em outras situações, apesar de refletir sobre o tema, algo de tão incômodo acontece, que você não consegue identificar problemas de atitude de sua parte. Não faz mal, isso provavelmente quer dizer que você deve se afastar do agente que o está desmotivando.

Você já deve ter notado que em alguns casos recuperar a motivação passa por trocar de função na empresa, de emprego ou até mesmo de carreira. É isso mesmo, às vezes é preciso mudar para manter a chama da motivação acesa. Não existe nada de errado nisso, desde que seja feito de forma pensada e com tranqüilidade.

Mas cuidado. Se você nunca chega a conclusão de que a desmotivação está associada a suas próprias atitudes, talvez esteja lhe faltando um pouco de auto-conhecimento. Neste caso, procure ajuda de um profissional de Coaching ou de Terapia. Eles saberão te ajudar.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário