terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Comunicação nas Empresas

Olá,

A boa qualidade de comunicação em uma organização é crucial para que as coisas funcionem adequadamente. No entanto, é mais fácil encontrar exemplos de má comunicação do que o contrário na maioria delas.

A seguir vou falar sobre algumas das origens dos problemas de comunicação nas empresas para que você possa identificá-las e, se possível, atuar sobre as mesmas.

O medo do castigo => Se os funcionários tem medo de serem repreendidos por dizerem algo errado no momento errado, eles simplesmente preferem se calar. Esse fenômeno não se restringe ao pessoal mais simples e em algumas organizações é comum encontrar gerentes e até mesmo diretores com medo de dizerem o que pensam. Se você está criando medo na sua organização, não espere que haja boa comunicação.

O medo de magoar => Muitas vezes nos deixamos levar pelo medo de magoar os outros e perdemos a oportunidade de atuar em problemas sérios. É o caso daquela peça publicitária que está horrível mas que foi apresentada por nosso melhor amigo. Ou daquele projeto que está atrasado mas é responsabilidade da pessoa mais sensível do departamento.

É claro que não devemos magoar as pessoas, mas lembre-se que deixar alguém cometer erros sem alertá-lo sobre os mesmos pode gerar conseqüências piores para esse indivíduo, inclusive a perda de seu emprego.

As disputas políticas => As empresas são ambientes políticos por natureza, e assim como na política social, a comunicação é fortemente afetada pelos interesses pessoais de cada indivíduo. É preciso ter muita disciplina e aplicar fortemente os valores para que se evite distorções na comunicação com objetivos puramente pessoais. Preste atenção em seus próprios pensamentos e verifique se seus objetivos estão alinhados com a agenda da organização ou somente com a sua. Se for o segundo caso, pense em rever sua posição.

A avaliação de óbvio => Tenho uma grande amiga que repete incessantemente que as pessoas não possuem letreiro na testa informando o que querem ou sentem. O que pode parecer óbvio para um indivíduo pode simplesmente não estar sendo considerado como uma possibilidade para outro. Falar sobre o óbvio é tão importante quando falar sobre as coisas mais elaboradas e pode reduzir em muito os problemas de comunicação.

A falta de audição => Falar para quem não quer ouvir é desanimador e, infelizmente, uma tarefa comum na maioria das organizações. Apesar de termos recebido dois ouvidos e uma boca, insistimos em utilizar mais a segunda. O resultado é que ouvimos muito menos do que deveríamos, gerando grandes problemas de comunicação. Procure ser mais atento ao que as outras pessoas dizem. Ouça de verdade, prestando atenção, e acolhendo o que é dito. Você vai ver como a comunicação irá melhorar.

Existem vários outros fatores que prejudicam a comunicação entre as pessoas. Mas como é melhor "ouvir" do que "falar", gostaria de ouvir um pouco sobre o que vocês pensam sobre esse assunto. Por favor, enviem seus comentários e me ajudem a melhorar o conteúdo desse blog.

PP

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