domingo, 2 de dezembro de 2007

Gerentes Gregários

Olá,

Assim como muitos novos gerentes são promovidos por sua competência técnica, outros são pelo seu bom relacionamento com os colegas e superiores. Nada há de errado em valorizar o bom relacionamento de um profissional com as outras pessoas, mas se essa for a maior prioridade desse indivíduo, problemas podem surgir.

O gerente que prioriza o relacionamento em detrimento da busca pelos objetivos é chamado de gerente gregário. Para ele o mais importante é manter um ambiente cordial e amistoso, seja qual for o tamanho da crise.

Como gerentes não podemos esquecer que nosso maior objetivo é produzir resultado para a organização. É claro que as pessoas são importantes e devem ser respeitadas e valorizadas, mas não se pode confundir bom relacionamento profissional com protecionismo, favorecimento ou complacência, todos em nome do bom relacionamento.

Um bom gerente deve ser respeitoso e comprometido com os membros de seu time mas também precisa ser firme e objetivo, deixando claro que sua prioridade é fazer com que o time busque os resultados necessários. Os membros do time que colaborarem e estiverem alinhados com os objetivos comuns receberão o reconhecimento de todos, aqueles que não se adequarem serão orientados, advertidos e, eventualmente, retirados do time.

Se para você é difícil dizer não aos caprichos de seus funcionários, e isso está impactando os resultados de seu departamento ou divisão, é hora de repensar seu comportamento. Você pode estar ultrapassando a fronteira do respeito e caminhando em direção ao gerenciamento gregário. É hora de parar e refletir sobre seu objetivo maior para organização: produzir resultados.

Deixe seu comentário e me ajude a melhorar esse blog.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário