segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Mudanças

Olá,

Falar sobre mudanças na vida atual parece chover no molhado já que presenciamos grandes e pequenas mudanças todos os dias. No entanto, minha experiência mostra que a maioria de nós reage de forma inesperada quando as mudanças nos afetam diretamente e, por isso, resolvi escrever um pouco sobre o tema.

É importante entender que a mudança é inerente a percepção que temos do mundo e da vida. Só é possível notar movimentos por que algo mudou de lugar, de cor, de cheiro, de intensidade. Se nada mudasse, nada existiria.

Mas por que alguma coisa que faz parte de nossas vidas pode ser tão rejeitada em determinadas situações?

A verdade é que todos nós criamos um mundo ideal em nossas mentes e, inconscientemente, trabalhamos para que esse mundo seja a verdade. Nada há de errado neste processo. Ele nos ajuda a manter o rumo e a guiar nossas ações, sendo uma das habilidades mais importantes para o progresso humano. O problema ocorre quando nosso mundo ideal se cristaliza de tal maneira em nossas mentes que impede que aceitemos os desvios que se apresentam durante o caminho.

Quando isso acontece, a expectativa pela situação idealizada se torna tão forte que temos dificuldade em aceitar os fatos e reagimos a qualquer coisa que se afaste do mundo ideal que criamos.

Até determinado nível é totalmente normal reagir a mudanças. Não somos folhas de árvores deixadas ao vento. Somos seres humanos dotados de livre arbítrio e capazes de gerar nossas próprias mudanças. Por esse motivo, se os acontecimentos nos afastam de nosso mundo ideal é saudável reagir e tentar ajustar o caminho dos fatos. Não há nada de errado nisso.

Ocorre que algumas mudanças estão fora de nosso controle, e é aí que mora o perigo. Muitas vezes somos incapazes de reconhecer que não temos força para mudar algumas coisas e nos colocamos em posição de uma missão impossível. Outras vezes, a mudança inevitável nos traz tanto desconforto que preferimos negá-la, criando uma ilusão em torno do fato.

Saber reconhecer as mudanças sobre as quais temos controle e aquelas sobre as quais nada podemos fazer é parte da sabedoria necessária para se ter uma vida mais equilibrada e feliz. É preciso olhar a mudança com um pouco mais de distância; refletir sobre suas causas e suas conseqüências; entender no que somos afetados e quais são as ameaças e oportunidades que surgem com a mudança; e finalmente, o que podemos e o que não podemos fazer no novo cenário.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário