quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Pontualidade

Olá,

A cultura brasileira não valoriza muito a pontualidade e ainda é comum vermos horários de eventos e reuniões serem definidos já considerando um atraso médio de 30 minutos a 1 hora. Acontece que vivemos em um mundo que se acelera a cada dia, aumentando a produtividade das pessoas e, conseqüentemente, o valor das horas trabalhadas.

Um evento ou reunião que "rouba" uma hora de cada participante pode custar um bom dinheiro para a organização, além de gerar desconforto e criar uma imagem de descaso com as pessoas que participam do evento.

Tomemos como exemplo uma empresa de consultoria que cobra R$ 300,00 por hora trabalhada de seus consultores. Se esses consultores participarem de 4 reuniões diárias e cada uma delas apresentar um atraso médio de 1/2 hora, ao final do dia teremos uma perda de 2 horas de trabalho de cada consultor. Em 22 dias úteis de trabalho por mês, acumulamos 44 horas perdidas por consultor, totalizando uma perda de receita de R$ 13.200,00 ou aumento equivalente no custo mensal desse profissional.

Durante minha vida como executivo, tive a oportunidade de trabalhar em empresas multinacionais por mais de 10 anos e presenciei várias vezes o incômodo que geramos a nossos colegas de outros países cada vez que não cumprimos com os horários definidos. Tenho que confessar, inclusive, que fui causador desse incômodo várias vezes e não me orgulho nada de tê-lo feito.

Não pense que os estrangeiros são chatos e não entendem as dificuldades de trânsito ou o excesso de trabalho que temos no dia a dia. Ao contrário, leve em consideração que eles, assim como nós, também sofrem com o trânsito e com o excesso de trabalho e é justamente por isso que valorizam mais o seu tempo disponível.

Na próxima vez que você tiver um compromisso, procure se antecipar um pouco e evite chegar atrasado. Você será mais bem visto pelos colegas e estará ajudando a melhorar a produtividade e a imagem de sua empresa e de nosso País.

Envie seu comentário ou sugestão. Ele é muito importante para melhorar o conteúdo desse site.

PP

Um comentário:

  1. Paulo,
    Concordo plenamente com tudo que você diz. Quero somente acrescentar que quem dita a etiqueta de horário é sempre o executivo mais alto de um determinado grupo. Se este executivo valoriza a pontualidade, o resto do grupo acaba seguindo. Portanto, é simples: se você quer uma equipe mais eficaz neste quesito, seja pontual!
    Um abraço,
    Alexandre Lisbôa.

    ResponderExcluir