sábado, 7 de fevereiro de 2009

Trabalhando em Casa

Olá,

A tecnologia veio para ficar e a cada dia transforma mais a maneira como nos informamos, nos comunicamos e até nos relacionamos. Quem, a não ser por nostalgia, se atreveria a escrever uma carta a um amigo distante nos dias de hoje? Afinal, um e-mail, um telefonema ou a comunicação direta no skype ou no msn são muito mais práticos, rápidos e interativos.

Essa facilidade de comunicação avançou tanto nos últimos anos que quase temos a sensação de estarmos todos em um único escritório ou casa. Se temos uma dúvida e queremos uma resposta em algumas horas, podemos enviar um e-mail e esperar que o mesmo seja respondido. Se precisamos de respostas imediatas, basta verificar se a pessoa com quem queremos falar está disponível em seu msn ou skype e iniciamos uma conversação imediatamente. Ainda podemos optar por apenas trocar mensagens por escrito no caso de simples dúvidas ou iniciar uma conversa com áudio e vídeo, envolvendo uma ou mais pessoas.

A verdade é que a comunicação remota se aproxima cada vez mais da realizada pessoalmente, o que possibilita uma mudança radical na forma como interagimos e colaboramos nas empresas.

Já faz dois anos que trabalho em casa e não mais num escritório tradicional. Levanto por volta das 7:00H e começo o dia verificando os e-mails e preparando a agenda de trabalho. Gosto de responder os e-mails mais complexos logo de manhã, quando estou descansado e com a mente fresca.

Em torno das 8:00H, já tendo produzido mais do que tipicamente produzia em uma manhã inteira, vou até a cozinha para preparar meu café da manhã. Gasto cerca de trinta minutos nesse ritual diário e aproveito para me atualizar com as notícias do dia, assistindo canais como a Globo News e Bloomberg.

Tomado o café, inicio minha agenda diária. Algumas vezes faço uma visita ao escritório de minha empresa para ver fisicamente como andam as coisas e conversar um pouco com as pessoas. Outras vezes, quando tenho tarefas mais elaboradas a fazer, volto para meu escritório residencial e costumo ficar de 2 a 3 horas seguidas concentrado no trabalho a ser feito.

Pode parecer que fico isolado, mas a verdade é que quase me sinto no escritório. Vez por outra o sinal sonoro do skype ou do msn funciona como alguém batendo à porta de meu escritório. Os assuntos são diversos, desde um de meus sócios perguntando com anda determinado projeto, até meu filho enviando mensagens de brincadeira. Apesar de fisicamente isolado, sinto-me muito próximo das pessoas e interajo com elas o tempo todo.

No início da tarde, caso não tenha um compromisso para o almoço, tenho o costume de almoçar em minha própria casa. É mais barato e muito mais saudável. Novamente, aproveito para me atualizar um pouco mais, assistindo a programas sobre negócios ou mesmo atualidades.

Na parte da tarde concentro minhas atividades profissionais até mais ou menos às 17:00. Depois disso, dou uma parada para caminhar ou andar de bicicleta por 60 a 90 minutos.

Ao retornar de meio passeio diário, tomo um banho, janto, assisto um pouco de TV e volto ao computador para fechar o dia. Nesse último contato com o trabalho, gasto entre 30 minutos e 1 hora e procuro me concentrar nas respostas aos e-mails simples e na preparação da lista de tarefas do dia seguinte.

Não sei qual é a percepção de vocês sobre minha agenda diária, mas posso dizer que comparada ao que vivia quando trabalhava em um escritório tradicional ela possui grandes diferenças, a maioria delas para melhor.

Apresento abaixo algumas das vantagens que vejo nesse modelo de trabalho:

1 - Maior integração entre a vida pessoal e a profissional, permitindo melhor aproveitamento dos momentos de baixa produtividade e mais opções de descanso durante o dia.

2 - Maior capacidade de concentração nas atividades individuais.

3 - Menos tempo gasto e menos estresse com o processo de locomoção dentro da cidade. No meu caso, troquei 2 horas diárias de trânsito por um passeio diário de bicicleta ou uma caminhada.

4 - Possibilidade de se alimentar melhor, de se hidratar melhor e de se manter atualizado.

5 - Mais tempo para refletir sobre as coisas importantes da vida. Mais tempo para se dedicar ao que realmente é importante.

6 - Maior convívio com a família.

7 - E a lista continua...

Mas o trabalho em casa, apesar de ter muitos aspectos positivos, também traz alguns desafios. Cito alguns deles abaixo:

1 - Maior necessidade de disciplina pessoal ou você vai acabar assistindo reprises de novelas e a sessão da tarde.

2 - Um certo preconceito da família sobre sua maior presença em casa. De certa forma, eles muitas vezes esquecem que você está trabalhando e tendem a exigir mais de você e até mesmo a criticá-lo em algumas ocasiões.

3 - O risco de não ser lembrado nas grandes decisões da empresa. Existem estudos que mostram que as pessoas que trabalham remotamente são menos promovidas do que as que trabalham nos escritórios físicos.

4 - O risco de trabalhar demais. O fato do seu escritório estar a alguns passos de seu quarto de dormir é um risco potencial para aqueles que adoram trabalhar. Mais uma vez é preciso disciplina para manter um bom equilíbrio entre trabalho e lazer.

Como disse no início, trabalho em casa há cerca de dois anos e a cada dia gosto mais desse modelo. Na maioria das atividades, não há mais motivos para que as pessoas se locomovam todos os dias para um mesmo lugar somente para trabalhar e acho que o trabalho em casa é uma tendência sem retorno. Assim, se você tiver a oportunidade de trabalhar em uma empresa que valorize essa modalidade, aproveite e desfrute dessa nova maneira de produzir. Sua saúde e sua família vão agradecer muito.

Se você tiver comentários sobre esse e outros temas, envie um e-mail para paulo.pinho@uol.com.br. Terei muito prazer em receber seus comentários.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário