domingo, 1 de novembro de 2009

A Carreira de Executivo

Olá,

Tenho recebido vários e-mails pedindo orientação sobre como seguir a carreira de executivo e resolvi esclarecer alguns pontos sobre esse tema.

Ser executivo não trata-se propriamente de uma carreira, mas sim de uma etapa da vida profissional que se caracteriza pela responsabilidade por funções gerenciais. Existem executivos em todas as carreiras e não é preciso fazer um determinado curso superior para ser um executivo.

Para mim, a melhor maneira de ser um executivo de sucesso é ser um profssional dedicado e eficiente em sua área de atuação. Além disso, é importante se interessar pelo funcionamento como um todo da organização e desenvolver habilidades pessoais e interpessoais que facilitem seu relacionamento.

As atividades típicas de um executivo se aproximam muito das formações acadêmicas do tipo Administração de Empresas, mas esse não é o único caminho para ser um executivo. Ao contrário, a maioria dos executivos de sucesso possuem formações mais técnicas relacionadas com o mercado onde atuam. Em grandes Hospitais vemos vários executivos com formação de médico; em empresas de tecnologia é comum enocntrar importantes executivos com formação em engenharia; em instituições financeiras encontramos advogados, engenheiros, médicos e outras formações nada comuns.

Pessoalmente acredito que uma formação técnica em alguma área do conhecimento é muito importante para um grande executivo. Ela pode ser adquirida durante o curso superior (desejável) mas também pode ser adquirida durante o exercício de suas funções profissionais. É isso que explica econtrarmos engenheiros dirigindo instituições financeiras, médicos dirigindo empresas de varejo, advogados dirigindo empresas de tecnologia.

De qualquer forma, o conhecimento mais profundo do negócio é fundamental. Se você pretende ser diretor de sucesso de um grande Hospital é fundamental que saiba como o hospital funciona; quais são as maiores dificuldades e desafios dos médicos, enfermeiros e outras posições da organização; quais são as questões mais importantes que caracterizam um bom atendimento aos pacientes; entre outras particularidades. É muito mais fácil encontrar um(a) médico(a) ou enfermeira(o) que tenha essa visão do que um administrador de empresas.

Mas conhecer a parte técnica do negócio não é suficiente. Para ser um grande executivo é preciso gostar de liderar pessoas e de tomar decisões difíceis. Além disso, é importante adquirir conhecimentos sobre o processo de gestão de empresas, tanto do ponto de vista da estratégia, quanto do ponto de vista administrativo/financeiro. Um excelente médico pode ser um péssimo diretor de hospital se não dominar esses assuntos de forma satisfatória.

Para complementar a formação de profissionais de área técnicas, existem cursos de pós-graduação na área administrativa. Eles podem ser mais ou menos especializados e é importante saber o que realmente se deseja aprender. Existem cursos mais orientados aos processos de gestão da empresa, outros mais relacionados com a gestão de pessoas, outros ainda mais focados nas questões de administração financeira.

Um boa opção de curso são os conhecidos como MBA (Master Business Administration). Eles costumam ser cursos de 2 anos de duração, que possuem programa mais abrangente, abordando praticamente todos os temas relacionados com a gestão estratégica, administrativa e financeira das organizações.

Não recomendo fazer um curso de pós-graduação logo depois da conclusão do nível superior. Acho mais importante gastar um tempo se dedicando somente ao trabalho, aprendendo o máximo possível sobre aquele segmento de mercado. Acho que essa abordagem leva a um crescimento mais acelerado da carreira e permite confirmar o caminho que se pretende seguir na carreira.

Minha recomendação é de que um curso de MBA ou equivalente deve ser feito de dois a cinco anos depois de formado. Isso vai permitir melhor escolha do curso a ser feito, maior absorção da informação que será fornecida durante o curso; e utilização mais imediata dos conhecimentos adquiridos.

Espero que essas dicas possam ajudar alguns de vocês. Se tiverem dúvidas, por favor enviem um e-mail diretamente para paulo.pinho@uol.com.br . Terei muito prazer em respondê-los.

Abraços,

PP

5 comentários:

  1. oi paulo meu nome é claudia e gostaria muito de fazer administração,mais tenho duvida se é uma boa escolha.poderia me ajudar

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  2. oi Paulo sou Clécia faço administração de empresa e tenho poucos cursos e quero sua opniao de alguns cursos que venham agregar meu conhecimento.

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  3. Muito bom texto! Estou desenvolvendo meu plano de carreira, vou aproveitar as dicas!
    Um abraço!

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  4. muito obrigado pelo artigo, me fez ter otimas ideias sobre minha carreira. :D

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  5. Muito importante a abordagem do texto com relação a formação de um executivo. Ele foi criado no séc XVI com o principal atributo de dar continuidade na funcionalidade da empresa, fazer a mediação entre os donos das empresas com os funcionários, tinham o poder de decisão em algumas áreas, capacidade para criar e melhorar os sistemas, e não era obrigado a apresentar cursos, se não confiança, capacidade, e conhecer bem o trabalho e ser bom em relacionamentos...
    Abraços a todos!

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