domingo, 27 de dezembro de 2009

A Importância de Persistir

Olá,

Já faz mais de um mês que não escrevo e isso me fez pensar nos projetos que abandonamos durante a vida simplesmente por desviarmos nossa atenção para outras coisas.

No meu caso, passei por um período um pouco mais agitado (bastante trabalho), seguido de uma viagem de mais de 20 dias ao exterior. Sinceramente, nada que impedisse minha dedicação de alguns minutos para escrever sobre algo que me parecesse interessante, mas o suficiente para fazer com que meu blog ficasse mais de um mês sem atualização.

Hoje decidi retomar o processo de construção do blog e espero manter o foco nos próximos meses, mas a verdade é que abandonar um projeto é mais fácil do que se imagina, tenha ele a importância que tiver.

Todos temos exemplos de projetos que julgávamos importantes em algum momento e que abandonamos sem ao menos notarmos, de forma silenciosa e displicente. Acontece com todo mundo e nem sempre representa um problema em si.

Muitas vezes a mudança de foco é mais ou menos consciente, fruto do amadurecimento e do processo de acumulação de experiências. É o caso do menino que sonhava em ser jornaleiro por adorar ler gibis e se transforma em um escritor ou advogado ou o caso da menina que sonhava em ser médica como a mãe mas ao longo do tempo descobre sua vocação para marketing. Esses são exemplos de abandonos mais ou menos naturais, que não representam exemplos de displicência ou falta de perseverância.

Mas o que dizer de planos mais importantes como fazer um curso de pós-graduação em sua área de atuação,  visitar os pais pelo menos uma vez ao ano, dedicar pelo menos algumas horas de atenção aos filhos, ou perder aqueles quilinhos que acumulou ao longo dos vinte últimos anos? Qual será o motivo para abandonarmos planos tão essenciais?

A maioria dos planos importantes exigem manutenção contínua ou um esforço maior concentrado por um período de tempo relativamente longo. Um curso de pós-graduação exige um período de sacrifício, onde temos que dividir nosso tempo já escasso com mais uma atividade pesada. Visitar os pais ao menos uma vez ao ano exige planejamento e disciplina e, algumas vezes, abrir mão de outros prazeres ou planos menos importantes. Dedicar ao menos algumas horas de atenção aos filhos exige disciplina e dedicação.

Em todos os casos citados, persistir é ponto chave para manter o rumo. Sem persistência, o risco de nos desviarmos de nossos objetivos e, em última análise, de nossos projetos mais importantes é muito grande. Aos poucos nossos verdadeiros sonhos são substituídos por pequenos projetos improvisados e nossos objetivos maiores dão lugar aos desejos mais imediatos, que nos trazem prazer no curto-prazo mas que nos afastam de nossas reais necessidades.

Manter o foco e persistir em seus objetivos é essencial. Refletir sobre nossas reais necessidades, priorizar nossas ações e ajustar nossos planos conforme as coisas mudam é uma das formas mais eficientes de manter o foco e persistir.

Se queremos algo realmente é preciso pensar sobre como chegar lá, planejar os próximos passos e analisar cada passo dado. Ações que nos afastam de nossos objetivos devem ser reavaliadas e, sempre que possível, eliminadas. Ações que nos aproximam de nossos objetivos devem ser reforçadas e repetidas.

Não espere que tudo aconteça conforme seus planos. Esteja preparado para errar mais do que acertar e para muitas vezes ver seus sonhos se afastarem em vez de se aproximarem. Não temos controle sobre a maioria das variáveis que agem sobre nosso destino e, por isso, temos que aceitar que nossas jornadas não serão fáceis.

Acreditar que é possível chegar lá apesar das dificuldades e persistir em seus objetivos é fundamental para ter sucesso. Sem persistência ficamos sem rumo, buscando sempre o caminho mais curto e menos doloroso. O resultado, a não ser por uma obra do acaso, é desviar-se do caminho traçado e ser levado para qualquer parte.

Se você deseja defnir seu caminho e ser dono de seu destino, aprenda a persistir.

Abraços,

Paulo Pinho

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, e fez eu lembrar de um capítulo de um livro muito bom que cito abaixo:

    "Persistirei até alcançar êxito.
    De hoje em diante reconhecerei que cada dia sou testado pela vida do mesmo modo.
    Se persisto, se continuo a tentar, se continuo a investir terei êxito.
    Não ouvirei aqueles que choram e se queixam, pois tal doença é contagiosa.
    Sempre darei um passo avante.
    Se este não resultar em nada, darei outro e mais outro.
    Em verdade, dá um passo de cada vez não é difícil.
    Trabalharei firme e permanecerei.
    Devo fracassar muito para alcançar o sucesso definitivo.
    Tentarei e tentarei e tentarei de novo.
    Cada obstáculo, considerarei como um mero atraso em relação ao meu objetivo e um desafio à minha profissão.
    Jamais permitirei que o dia termine com um fracasso.
    Assim, plantarei a semente do êxito de amanhã e ganharei uma insuperável vantagem sobre aqueles que interrompem o trabalho a uma determinada hora.
    Até onde o fôlego me acompanhar, persistirei.
    Pois agora conheço um dos maiores princípios do êxito, se persisto o bastante, vencerei.
    Eu persistirei.
    Eu vencerei."

    Livro: O MAIOR VENDEDOR DO MUNO
    Capítulo: Pergaminho 3
    Autor: Og Mandino

    ResponderExcluir