segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Há Males que vêm para o Bem

Olá,

Com certeza você já passou por situações desagradáveis que preferia ter evitado. A perda de um emprego, a decepção com um amigo, a derrota para um concorrente importante são exemplos de situações que dificilmente podem ser vistas como positivas, pelo menos imediatamente após sua ocorrência.

Agora pare e pense um pouco sobre cada uma das situações listadas. Será que elas são realmente tão ruins assim ou podem representar algo de bom, se vistas sob diferente ponto de vista?

Vamos tomar o exemplo de alguém que perde seu emprego numa empresa onde trabalhou por vários anos, que lhe permitiu adquirir boa experiência e acumular significativa quantia em dinheiro. Se essa pessoa aproveita o momento para abrir seu próprio negócio em uma área que tenha relacionamento com a experiência adquirida ao longo dos anos pode ser que venha a ter muito mais sucesso e realização nos anos que se seguem. Nesse caso, aquilo que se inicia como um grande problema pode se transformar apenas em um empurrãozinho necessário para que a pessoa se mova em direção a um futuro mais promissor.

E quanto a perder para um concorrente? Qual o possível valor desse tipo de situação?

Ora... Quando perdemos temos a oportunidade de rever nossas estrratégias e de avaliar a maneira como fazemos as coisas, o que raramente fazemos quando estamos sempre ganhando. Perder um negócio pode representar a oportunidade de buscar novas maneiras de competir no mercado e de reagir às mudanças que ainda não tinham sido notadas ou recebido o valor devido.

Mas e o caso da decepção com um amigo, o que dizer dessa situação?

A decepção com uma pessoa está sempre associada à descoberta de uma característica ou comportamento que não acreditávamos ser possível nesta pessoa. É uma questão de revisão de expectativas, normalmente causada por um evento que desvenda essa característica ou comportamento. Assim sendo, a decepção é apenas uma reação ao descobrimento de algo que não era sabido, o que em si não é bom nem mal. Na verdade, conhecer melhor os comportamentos e características de uma pessoa nos traz a oportunidade de termos um relacionamento mais produtivo e seguro com a mesma.

Pois é... Você deve estar se perguntando se as coisas funcionam realmente da maneira como apresentei nos parágrafos anteriores. Posso lhe garantir que sempre há uma maneira positiva de encarar as adversidades que você enfrenta em sua vida profissional e pessoal, assim como existem diversas maneiras negativas de avaliar os mesmos eventos. A escolha de qual visão adotar depende somente de você mesmo e será fundamental para definir suas ações perante os fatos.

Se você pensar que as coisas "ruins" que acontecem são uma injustiça para com a sua pessoa provavelmente irá seguir um caminho de lamentação e vitimização. Dificilmente terá uma atitude positiva e que explore as oportunidades e o resultado será provavelmente o recebimento de mais notícias ruins.

Se você pensar que há Males que vem para o Bem, irá iniciar um processo de exploração das oportunidades que surgem de cada evento, mesmo que ao princípio ele pareça "ruim". Ao explorar as oportunidades, suas ações serão na busca de soluções em torno do ocorrido e, provavelmente, essa atitude o levará a ter notícias boas em breve.

Mesmo que as notícas boas não venham rapidamente, o que às vezes acontece, uma atitude positiva perante adversidades nos faz diminiur o foco nos problemas e nos concentrarmos mais naquilo que deve ser feito para atingir nossos objetivos. Ficamos mais protegidos contra as mazelas da vida e mais preparados para aproveitar as oportunidades que surjam.

Sempre que você se encontrar em uma situação que pareça ruim, pense na frase que entitula esse artido. Se preferir, dê um passo adiante e reforme a frase para "Todos os males vêm para o bem.". Você vai perceber que as coisas vão parecer melhores e evoluir de forma muito mais agradável.

Se você tem comentários sobre esse ou outro artigo, escreva para o e-mail paulo.pinho@uol.com.br. Terei muito prazer em ler e responder sua mensagem.

Abraços,

Paulo Pinho

Um comentário:

  1. Eu achei teu blog por 'acaso' e gostei muito do que vc escreveu sobre a escolha de carreira, e também de outros artigos que vc escreveu. Continue atualizando o blog, eu gosto muito dele, e as muitas vezes encontro palavras que me ajudam aqui.

    ResponderExcluir