domingo, 23 de maio de 2010

O Sucesso e a Capacidade de Aprender

Olá,

Que a vida é um processo de aprendizado contínuo, ninguém duvida. Afinal, quando nascemos não somos capazes de fazer absolutamente nada a não ser chorar, mamar e eliminar os dejetos de nossa alimentação. Dependemos totalmente de nossas mães e com elas iniciamos um processo longo e complexo de aprendizado.

Em poucos anos passamos de seres totalmente dependentes a criaturinhas ativas e cheias de mobilidade e curiosidade. No curto espaço de tempo de 2 a 3 anos aprendemos a nos alimentar, a andar, a falar e e até a identificar as primeiras palavras escritas. Um exemplo maravilhoso da capacidade de aprendizado do ser humano.



A vida continua e entramos na fase escolar. O processo de aprendizado continua acelerado e passamos a dominar conceitos complexos como as estruturas do idioma escrito e a linguagem matemática. Nossa habilidade motora se aprimora a cada dia e é nessa fase que costumam ser formar os grandes atletas do futuro.



Se por um lado temos uma evolução fantástica de aprendizado durante a fase escolar, também é nessa etapa que surgem os primeiros sintomas de um grande mal que vai solapar o sucesso de muita gente no futuro. É mais ou menos nessa época que começamos a acreditar que já sabemos o suficiente e de que todo o novo aprendizado que nos é fornecido não passa de uma tortura cruel a qual nossos pais e professores nos submetem.



Uma característica da vida escolar neutraliza em parte comportamento inadequado de se achar sabedor de tudo. Ao final de cada mês ou bimestre o processo de avaliação de resultados coloca em cheque aqueles que negligenciam a necessidade de buscar o aprendizado, fazendo-os vez por outra enfrentar a realidade de ser necessário estudar e aprender coisas novas.



De qualquer forma, muitos jovens se limitam ao esforço mínimo para passarem de ano e esse comportamento vai aos poucos se tornando a maneira padrão de funcionarem frente a oportunidades novas de aprendizado.



O descaso com o aprendizado escolar é um péssimo sinal para o futuro sucesso de um profissional mas ainda pode ser revertido caso esse jovem desperte o real interesse por alguma área do conhecimento fora do ambiente escolar. Pode ser a música, um hobby ou mesmo algum esporte. Algo que o faça recuperar a vontade de aprender e de se aprimorar.



Infelizmente nos dias atuais vemos muitos jovens passando por suas adolescências e início da vida adulta sem qualquer área de interesse maior. Em vez disso, vivem uma vida consumista, sem ideais e sem significado, onde a importância do aprendizado é quase que totalmente esquecida e os que desejam aprender são taxados de CDFs, NERDS ou outros esteriótipos piores.



Como o acesso ao nível superior e cada vez menos seletivo, esses jovens continuam a se enganar. Eles continuam acreditando que a lei do menor esforço compensa e que o importante é obter o diploma, pouco se importando com o verdadeiro aprendizado.



O resultado desse processo é desastroso. Aos poucos o jovem vai matando sua capacidade de aprender e definindo para si mesmo um futuro medíocre e sem chances de sucesso. O pior de tudo é que ele não nota que perdeu a capacidade de aprendizado e tende a acusar o sistema por suas mazelas e dificuldades de crescimento profissional. Em vez de recuperar o tempo perdido, ele prefere criticar o modo como as coisas funcionam e assumir a arrogante posição de estar sempre certo.



O sucesso duradouro está intimamente ligado a capacidade de aprendizado do indivíduo. Não existe outro caminho e isso precisa ser entendido por todos.



Durante nossas vidas profissionais novos desafios aparecerão a cada dia, exigindo que nos reciclemos e que dominemos novos conhecimentos e metodologias. A cada falha nossa, e elas serão muitas, teremos que entender seus motivos e aprender maneiras de evitar suas repetições. Nosso conhecimento será testado a todo momento e se mostrará insuficiente na maioria das novas situações. A única saída para manter o sucesso será aprender mais de tudo e sobre tudo.



Se você quer realmente ter sucesso abra sua mente para a necessidade de aprender sempre. Posso lhe garantir que é a única maneira de chegar onde você deseja.



Abraços,



Paulo Pinho





Nenhum comentário:

Postar um comentário