sábado, 29 de maio de 2010

O Risco de Violar Políticas Corporativas

Olá,

Durante minha vida profissional presenciei inúmeras situações onde as políticas corporativas foram descumpridas. As violações variavam das mais ingênuas até alguns casos bastante graves e na maioria desses casos nada acontecia com as pessoas que transgrediam as regras.

Cansei de ver pessoas que pouco respeitavam as políticas e regras de conduta seguirem carreira de sucesso sem nunca serem ao menos repreendidas. No mesmo período fui testemunha de um punhado de casos onde pretensas violações de políticas ou regras de conduta levaram bons profissionais a serem punidos exemplarmente, perdendo inclusive seus empregos.

Mas o que diferencia o primeiro grupo do segundo?

Minha conclusão foi que o primeiro grupo é formado por profissionais da violação. Pessoas que constroem seu caminho através de transgressões constantes, que pouco se importam com a ética dos negócios e cujos objetivos são sempre obter resultados, custe o que custar. Em geral são profissionais de relacionamento fácil, que encantam seus superiores com resultados inesperados, mas que são temidos por colegas e subordinados pela forma pouco confiável como se relacionam com eles.

Já o segundo grupo é formado por profissionais de boa índole, que procuram fazer o melhor para a organização, e que muitas vezes se sentem amarrados pelas limitações impostas pelas políticas. Depois de sofrerem várias vezes por seguirem regras, muitas vezes incoerentes e improdutivas, resolvem transgredir para facilitar ou viabilizar seu trabalho e pagam caro por fazer isso.

O mais interessante é que os profissionais das trangressões se mantém firmes em suas posições apesar de toda a torcida interna da organização para que eles sejam punidos. Já os profissionais sérios que cometem deslizes são sumariamente punidos e quase nunca chegam a ser defendidos por seus colegas e subordinados, seja por medo, seja por falta de oportunidade.

Violar políticas corporativas e regras de conduta é sempre um erro, seja qual for a intenção da pessoa. Não se pode dizer que as empresas que punem seus profissionais por violarem políticas estejam erradas por isso. Ao contrário, seu erro reside no fato de permitirem um grande número de profissionais inescrupulosos vilarem regras embaixo dos seus narizes e não fazer nada, na maioria das vezes por pura incompetência de seus superiores e pelo medo que colegas e subordinados têm de denunciar esses indivíduos.

Nunca viole uma política. O risco é muito alto para um profissional sério.

Tenha cuidado com a proximidade excessiva com aqueles que violam políticas. Como profissionais inescrupulosos que são, existe um grande risco de que num momento de aperto eles tentem passar toda a responsabilidade para você. E acredite, eles farão isso sem qualquer remorso e de forma tão convincente que você irá parecer o verdadeiro bandido.

Avalie a possibilidade de lutar contra os que violam políticas e quebram regras de conduta com frequência. Lembre-se da frase que diz que o mal vence quando os bons se acomodam. Ela é a mais pura verdade. Pode ser que sua reação tenha consequências negativas em sua carreira na empresa atual, mas vai valer a pena no longo prazo. Acredite.

Se você tiver comentários sobre esse ou outro artigo desse blog, envie um e-mail para paulo.pinho@uol.com.br. Terei o maior prazer de ler e responder sua mensagem.

Abraçcos,

Paulo Pinho

2 comentários:

  1. seu blog é de longe um dos mais interessantes que já li. Sou comerciante e representante de vendas. Tenho 23 anos e há sete estive sem estudar. Acreditava que por ter conquistado precocemente a independência financeira, meu mundo se resumiria a festas e grana sem invervenção da faculdade. Mas nesse ano de 2010 a minha vida mudou radicalmente e decidi almentar meu capital e meu conteudo cultural. Estudo exaustivamente com a pretenção de passar no curso de engenharia da computação. Por outro lado estudo porque gosto mesmo, apesar de ter ficado parada no tempo durante 7 anos. Eu quis sair do limitado mundo do comércio e unir o útil ao agradável: sempre gostei de computador, e de artes visuais, animações computadorizadas, etc! Fiz vários vídeos no meu youtube ao longo dos anos mas era puro hobby, sem fins lucrativos. Seu blog me motivou a não pensar duas vezes e fazer o que realmente desperta minha curiosidade e que pode multiplicar o meu capital.
    grata pela atenção
    edi =)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulo, td bem? Gostei do blog e do post acima, sobre conduta x política corporativa. Ao longo da minha carreira pude ver bons e maus exemplos relacionados à ética e ao compromisso com a organização.

    Fica aqui a dica para você visitar o blog da NA Comunicação, com artigos e dicas boas que vão acrescentar à carreira, com temas sobre comunicação, imagem, divulgação e outros temas como liderança e gestão de mudanças.

    ABS

    ResponderExcluir