segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Promessas de Final de Ano

Olá,

Mais um ano chega ao fim e a gente sente uma vontade incrível de se renovar, de dar uma chance a nós mesmos de mudar o que nos incomoda e iniciar os projetos que ainda não tivemos coragem de por em marcha. O problema é que os dias passam, viram semanas, meses e lá se vai mais um ano sem mudanças signficativas, daquelas que nos fazem sentir orgulho de nós mesmos.

Onde será que está o problema? Será que somos incapazes de transformar desejos e sonhos em realidade? Será que não temos capacidade para mudar nossos destinos? Estamos predestinados a fazer o que a vida nos concede? Creio que não é bem assim.

Já escrevi em outros artigos sobre a importância de pensarmos de forma correta para atingirmos nossos objetivos. Trocando em miúdos, acredito fielmente que se pensamos de forma positiva e visualizamos nossos objetivos com frequência iniciamos um processo de transformação de nossos sonhos em realidade. O fato de pensarmos que somos capazes nos faz procurar os caminhos para atingirmos nossos objetivos. A partir daí as coisas simplesmente acontecem.

É claro que para chegarmos onde queremos precisaremos suar muito. O esforço pode ser imenso e o tempo nem sempre será tão curto quanto nos parece ao princípio, mas continuar pensando em seus objetivos com a certeza de que serão cumpridos ajuda muito.

Mas qual a relação essa história de pensamento positivo tem com as promessas de final de ano?

A relação está justamente na frequência e na manutenção destas promessas ao longo do ano. Pensar sobre seus objetivos somente nos últimos dias de um ano não vai fazer a diferença que você esperamos obter. Ao contrário, vai criar um ciclo vicioso de prometer e esquecer o que se prometeu. Um ciclo onde se confirma a fragilidade das promessas de final de ano.

Em vez de promessas de final de ano, sugiro fazermos promessas de anos inteiros, que começam no dia primeiro e vão até nossos objetivos serem completados. Promessas que são renovadas todos os dias, alimentadas pela visualização de nossos objetivos e pela observação de nossos avanços e retrocessos.

Não pense que seus objetivos maiores serão conseguidos de primeira. Ao contrário, espere dificuldades e retrocessos. Se eles forem tão fáceis de serem atingidos não valerão tanto assim.

Objetivos são para serem difíceis de alcançar. Precisam demandar bastante esforço e tenacidade. É preciso mantê-los no foco de nossas "promessas" por vários meses ou anos, sem esperar que eles aconteçam do dia para a noite.

Como já foi dito por alguém bastante esperto, a jornada é mais importante do que o destino. Pensemos nisso!!!!!

Se você tem comentários sobre este ou outro artigo do blog, envie um e-mail para paulo.pinho@uol.com.br. Terei o maior prazer de ler e responder sua mensagem.

Abraços e Feliz Ano Novo.

Paulo Pinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário