sábado, 24 de maio de 2014

Reflexões sobre a Mentira nas Corporações

Olá Pessoal,

Você já notou como as pessoas mentem para se proteger nas corporações? É impressionante como a estratégia de mentir sobre a realidade de projetos ou tarefas é utilizada por executivos de todos os níveis nas organizações para se protegerem.

Seja por medo das consequências do fracasso ou simplesmente por não quererem admitir que estão pouco se importando com os projetos ou tarefas pelas quais deveriam ser responsáveis, a verdade é que muitos executivos mentem descaradamente sobre o andamento de projetos importantes a eles atribuídos.

Os exemplos estão por toda parte e nos fazem refletir sobre para onde queremos realmente ir como sociedade.

O que dizer de apresentações de diretoria onde projetos são apresentados como estando no prazo e todos sabem que o atraso acumulado já é de meses? E sobre reuniões onde as pessoas insistem em dizer que algo está pronto quando todos sabem que a tarefa não foi nem mesmo iniciada? Ou ainda, como reagir quando um gerente afirma que todos os seus funcionários executam determinado procedimento e você sabe que isso nunca acontece?

Pois é... A mentira sobre o que acontece nas corporações se tornou um comportamento mais do que comum, ele passou a ser a forma usual de se comportar em algumas corporações.

O resultado disso? Tenho certeza de que você tem ideia de qual seja.

Corporações que mentem e admitem a mentira como forma de sobrevivência assinam um atestado de óbito antecipado. A mentira evita que os problemas sejam percebidos, incentiva soluções inadequadas e reforça comportamentos e estratégias destrutivas.

Se você trabalha em uma organização onde a mentira se tornou a única maneira de sobreviver, procure um novo emprego. Se você dirige uma organização com essa característica, lute contra isso com todas as forças.

Incentive a exposição da realidade, por mais dura que seja. Se as vendas vão mal, é melhor saber disso e buscar alternativas. Se alguma tarefa está atrasada, melhor discutir os motivos do atraso e encontrar maneira de acelerar do que fingir que está tudo bem.

A realidade sempre se impõe sobre os discursos. Tenha certeza disso. Pode levar semanas, meses ou anos, mas a realidade vai derrubar todas as tentativas de ocultá-la.

Abraços,

Paulo Pinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário