quarta-feira, 20 de maio de 2015

Projetos Abandonados

Olá,

Hoje resolvi fazer uma faxina das pendências e me dei conta da quantidade de projetos que deixei de lado nos últimos meses, entre eles esse blog. A sensação foi de tempo perdido, de ter abandonado algo que tinha determinado como importante e que, por conta da rotina do dia a dia, acabei deixando de fazer.

É certo que alguns projetos nem eram tão importantes assim. Outros ainda perderam importância ao longo dos meses e deveriam ter sido abortados oficialmente mais rapidamente. Mas a visitação de minhas anotações de pendências deixou claro que alguns projetos foram abandonados indevidamente, por pura falta de reflexão.

Mas como evitar esse sentimento de frustração? O que será que posso fazer para manter no topo da lista o que é mais prioritário?

Primeiro é preciso saber o que é realmente prioritário. Já falamos sobre isso em outros artigos, mas não custa repetir. Prioridade está relacionada com importância, que por sua vez tem a ver com objetivos, que para serem válidos precisam estar alinhados com seus princípios e valores.

Partindo do princípio que algum projeto é prioritário, precisamos ter um plano de ação. Um conjunto de atividades a serem realizadas para que nosso objetivos sejam cumpridos.

Puxa vida, quantos planos de ação já fiz em minha vida!!!!!!!

A questão é de que um plano de ação não se sustenta se não houver um acompanhamento do mesmo. É preciso estar sempre vigilante para que as coisas aconteçam e as dificuldades sejam contornadas. O plano precisa ser ajustado a todo momento, reflexo das circunstâncias e das prioridades.

Se não estivermos vigilantes, acabamos sendo passageiros do acaso e das emergências. Nossos principais projetos acabam abandonados, sendo substituídos por outros menos importantes e que nos afastam de nossos objetivos e, muitas vezes, de nossos princípios e valores.

Mas o que fazer para não abandonar projetos e para manter o controle sobre nossos planos de ação?

Minha resposta? Refletir mais a respeito. Se dar o tempo de pensar sobre o que pretendemos fazer com o tempo que temos.

Pensar sobre nossas prioridades deveria ser parte de nossa rotina diária. Assim como são as atividades de se alimentar e de dormir.

Em vez disso é comum passarmos semanas sem pensar em como estamos utilizando nosso tempo disponível. Vivemos de forma automática, sem reflexão, e o que fica na memória é muito pouco, pois não nos damos o tempo de saborear os momento vividos e de escolher os próximos momentos a viver.

Se queremos tomar posse de nosso destino, precisamos refletir mais. Só assim poderemos decidir continuar ou abandonar projetos, perseguir ou desistir de sonhos.

Hoje decidi que vou retomar minha rotina de reflexão. Espero que isso me ajude a dar mais foco neste blog, uma das prioridades que elegi faz alguns anos.

E você, o que pretende fazer?

Abraços,

Paulo Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário