domingo, 30 de dezembro de 2007

Aposentadoria versus Empreendedorismo

Olá,

Outro dia estava batendo papo com um amigo e acabamos tocando nos assuntos aposentadoria e empreendedorismo o que me deu idéia para escrever esse artigo.

A conversa se iniciou quando comentei que nós dois estávamos tecnicamente aposentados do mundo corporativo já que tomamos a decisão de abandonar a carreira de executivos para nos dedicarmos a nosso próprio negócio. Ele me repreendeu imediatamente e me lembrou que a palavra aposentadoria tem origem na palavra aposento, representando estar alojado ou preso a um aposento.

Tentei debater um pouco sobre o assunto, argumentando que para mim a palavra aposentadoria trazia a conotação de liberdade para fazer o que quisesse, para criar e buscar novos caminhos. Rapidamente ele sacou uma palavra empreendedorismo, que convenhamos é muito mais adequada ao momento que ambos vivemos.

Essa discussão me ajudou a pensar um pouco mais sobre os riscos de comunicação pelos quais passamos todos os dias, mas esse assunto espero abordar outro dia. Hoje gostaria de me concentrar na força negativa que a palavra aposentadoria tem para a maioria dos executivos e trata de cunhar um novo termo para esse momento de vida, o empreendedorismo maduro.

Não importa sua idade ou motivo que o leva a sair do mundo corporativo, pense nele como uma oportunidade de empreender, de criar, de dar liberdade a suas idéias. De preferência, pense em empreender antes da data oficial de sua "aposentadoria"e procure algo que lhe dê prazer e que esteja alinhado com sua missão de vida.

É claro que é mais arriscado empreender quando precisamos demais do dinheiro que ganhamos no mundo corporativo e não devemos nos lançar em simples aventuras, mas pense um pouco em como usar o seu dinheiro e reserve espaço para poder empreender assim que possível. Prepare uma planilha considerando suas reservas financeiras, investimentos razoavelmente seguros e sua capacidade de geração de renda em sua nova atividade, sendo bem conservador. Se a conta lhe permite viver os próximos 30 anos com alguma folga, feche os olhos e se transforme num EMPREENDEDOR !!!!!!!!!!

O Empreendedorismo traz somente benefícios a nossa sociedade e nós mesmos. Quando empreendemos, criamos empregos, desenvolvemos idéias e tiramos dinheiro da especulação financeira para colocá-lo na cadeia de valor. Quando empreendemos realizamos nossos sonhos, fazemos do nosso jeito e nos sentimos mais felizes. Até o frio na barriga de tentar algo novo é recompensador, afinal que gostoso é sentir medo novamente.

Mas e se a coragem não vier e formos "aposentados" pelo sistema? Bom, diz um ditado que a melhor hora para plantar uma árvore foi há vinte anos e a segunda melhor hora é agora. Faça isso, pegue a palavra APOSENTADO e substitua por EMPREENDEDOR.

Pense no que você pode fazer para criar e seu produtivo. Importa menos o que será e mais como será. Pense em algo que você goste de fazer e se preocupe menos com a receita e mais com a realização. Você pode optar por abrir um pequeno negócio ou até mesmo ser voluntário em alguma instituição de caridade, mas não pare. Não seja um APOSENTADO, seja um EMPREENDEDOR.

E você que está iniciando? Quando empreender? Para você tanto faz...

Se você resolver empreender agora pode ter muito sucesso ou fracassar terrivelmente, mas não faz mal você tem tempo para se recuperar. Se preferir aprender um pouco, o que no fundo é minha recomendação, mais chance terá de sucesso quando resolver empreender. Se resolver esperar um pouco mais, leia os parágrafos anteriores.

Olhe a sua volta e veja tudo o que existe que não seja simples natureza. Tudo isso foi feito por empreendededores, pessoas que acreditaram nos seus sonhos e buscaram seus ideais. Nosso País está precisando de mais empreendedores e espero que você seja o próximo.

Não deixe de enviar seus comentários.

PP

3 comentários:

  1. Gostei da matéria acima. Concordo. Enquanto vida tivermos, temos que empreender alguma coisa, começar uma coisa nova, melhorar o que estamos fazendo, planejar, executar, avaliar, buscar a excelência. E a melhor época para fazermos isso é quando já temos uma fonte de sustento garantida. Assim, podemos até correr um certo risco no empreendimento sem grandes traumas financeiros. Muito obrigado!
    Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, um excelente texto com uma excelente reflexão. Porém, devemos considerar que para alguns profissionais que se dedicaram por muitos anos à mesma função, como é o caso do funcionário público, por excemplo, fica mais complicado encontrar um novo ramo. Portanto, a transição deveria acontecer bem antes. Que tal escrever sobre isso?
    Grande abraço.
    Jesus Ross

    ResponderExcluir
  3. Um bom texto com uma bo areflexão. Porém para determinados profissionais, como por exemplo, funcionários públicos, a mudança é mais difícil, pois passaram décadas fazendo a mesma coisa. Penso que, neste caso, a transição deveria ter início alguns anos antes. Que tal escrever sobre isso?
    Abraços,
    Jesus Ross

    ResponderExcluir