segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Balanço de Fim de Ano

Olá,



Estamos terminando mais um ano. Para alguns foi um ano memorável, com muitas realizações e boas lembranças. Para outros, um ano que querem esquecer e que pareceu trazer somente problemas e dificuldades. A diferença entre esses dois grupos? A forma como percebem a vida.


Pelo menos no início de sua carreira, todo executivo tende a pertencer ao primeiro grupo. Reforçando suas percepções positivas e tratando de neutralizar as negativas. Isso os torna mais fortes e os ajuda a enfrentar os desafios do dia a dia. Eles se concentram menos no possível sofrimento da derrota e mais nas delícias da vitória. São pessoas otimistas, que acreditam em si mesmas e nos outros e que possuem brilho nos olhos.


Mas ao longo da carreira, muitos se tornam mais amargos e negativos. Os eventos bons lhes parecem mais raros e pouco importantes, deixando espaço para o mau humor, o pessimismo e as lamúrias sobre carreira, colegas e a empresa. Alguns se tornam verdadeiros tiranos, como se procurassem amansar sua própria dor e frustração fazendo com que os outros sintam o mesmo. Outros vão se acomodando em seus lugares e, aos poucos, vão perdendo o brilho e se entregando ao sistema.

Faça um balanço de como foi o seu último ano e procure se classificar em um dos dois gupos descritos acima. Se você concluir que está mais próximo do segundo grupo, o dos que tiveram um péssimo ano, reflita um pouco sobre o que o faz pensar assim e trabalhe para deixar essa perspectiva com urgência. Não importa quantos problemas você enfrentou, nem mesmo a gravidade desses problemas, você acaba de VIVER mais um ano e precisa comemorar o que de bom aconteceu. PONTO FINAL !!!!

Está difícil comemorar alguma coisa, então dê uma olhada para o horizonte e veja como é imenso o mundo em que vivemos. Não consegue ver o horizonte pois está no meio de uma cidade grande, saia na rua e observe as pessoas e o movimento da cidade. Veja como há pessoas tristes e pessoas alegres e que a diferença entre elas é somente sua atitude perante os fatos.

Agora sente-se em um lugar tranqüilo e procure lembrar das coisas boas que aconteceram durante esse ano. No início pode parecer um exercício estranho e pouco produtivo, mas não desista, continue pensando no que de bom aconteceu. Comece por pequenas coisas que venham a sua lembrança e que o tenham feito se sentir bem. Depois procure lembrar de fatos mais relevantes e dos detalhes que o agradaram. Quando estiver se sentindo melhor, reflita sobre os fatos que lhe pareceram péssimos e procure algo de bom que eles tenham trazido a sua vida. Você vai se surpreender com os efeitos de ver as coisas de maneira diferente.

Sei que alguns de vocês devem estar sentindo-se lendo um livro de auto-ajuda, mas realmente não e importo com isso. Apesar do termo se muito batido e de haver muita gente escrevendo livros dessa natureza somente para fazer dinheiro, temos que reconhecer que ajudar alguém é sempre importante e se for a si mesmo, mais importante ainda. Por isso, auto-ajuda é fundamental em nossa vida e devemos praticá-la o tempo todo.

Desejo a todos vocês um excelente ano de 2008. Que as coisas que pareceram ruins durante 2007 sejam percebidas de forma positiva em 2008 e que as já percebidas positivamente em 2007 sejam ainda melhores em 2008.

Um Grande Abraço,

Paulo Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário