domingo, 16 de dezembro de 2007

Autoridade versus Responsabilidade

Olá,

Segundo a Wikipedia, responsabilidade é a obrigação por responder por suas próprias ações, enquanto autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder. Se por um lado a autoridade propicia condições para que as decisões e ações possam ser tomadas, é a responsabilidade que cria movimento e que faz com que as coisas realmente aconteçam.

É alarmante a quantidade de executivos que apesar de possuírem autoridade, se colocam em posição de não serem responsáveis por determinado assunto. Olhe em torno de sua empresa e veja quantos problemas estão pendentes há meses, ou mesmo anos, por que as pessoas que possuem autoridade simplesmente se omitem e postergam suas decisões.

Outro problema comum é achar que o fato de não se ter autoridade signifca não ser responsável por algo. Esse tipo de atitude faz com que as organizações dependam totalmente da hierarquia formal, como se as pessoas abdicassem do seu direito de influenciar os outros e de agir por conta própria. Isso faz com que o compromisso de cada um seja definido apenas pelos limites do formalismo hierárquico, o que cria uma organização fragmentada e com pouca capacidade de criação e de reação.

O problema só não é pior por que vários executivos, apesar de não terem autoridade, sentem-se responsáveis pelos problemas e continuam em busca de soluções alternativas. São profissionais incansáveis, que mesmo sob condições desfavoráveis, e muitas vezes sem qualquer autoridade formal, influenciam e motivam as pessoas na direção de enfrentar as dificuldades e resolver as pendências que surgem.

É triste vermos organizações fazendo um grande esforço para reprimir profissionais que insistem em serem responsáveis, apesar de não terem autoridade formal sobre determinado assunto. Elas entendem que esse tipo de iniciativa questiona a autoridade e deve ser banida, o que me parece um grande erro, e o resultado é uma organização cada vez menos criativa e questionadora, que perpetua idéias antigas e comportamentos do passado.

É claro que a autoridade deve ser respeitada, mas é preciso que a responsabilidade ganhe mais espaço dentro das organizações. As pessoas devem ser incentivadas a serem responsáveis por todos os assuntos que direta ou indiretamente afetem seu desempenho e a manifestarem suas opiniões e idéias, mesmo que isso signifique questionar decisões tomadas pelas pessoas que possuem autoridade.

Se sua organização está sendo guiada mais pela autoridade do que pela responsabilidade, é hora de repensar a forma de administrá-la. Pense em maneiras de equilibrar essas duas forças, ou você irá presenciar uma grande fuga de talentos e um engessamento crescente das idéias e dos comportamentos.

Não deixe de enviar seus comentários. Eles me ajudam a melhorar o conteúdo desse blog.

PP

3 comentários:

  1. Infelizmente isso não acontece só no campo privado. Vários governantes de todas as esferas do poder também são adeptos do Autoritarismo, esquecendo que se vestem também de Responsabilidade. Essa questão parece ser mais cultural que propriamente falta de preparo...

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    O artigo aqui apresentado foi de grande ajuda, pois permitiu que eu expandisse o meu horizonte de entendimento acerca de alguns aspectos relacionados com os Institutos Autoridade e Responsabilidade.

    Bem haja.
    Mcpts

    ResponderExcluir
  3. Precisamos ser responsáves por tudo e por todos à nossa volta indepentemente ter ou não autoridade. Muito bom o artido.
    http://www.gospellife.com.br
    http://www.leiturabiblicadiaria.com.br

    ResponderExcluir