sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Coragem para Chorar

Olá,

Sou de uma geração que repreendia muito o choro masculino por considerá-lo um sinal de fraqueza. Era um treinamento que se iniciava na tenra idade e que com o tempo se instaurava no comportamento dos adolescentes, tornando-os mais densos e amargos, incapazes de aliviar a dor de suas frustrações. Depois de adultos, a aversão ao choro se tornava tão natural que era simplesmente inaceitável ver um homem maduro derramar lágrimas.

Não tenho diploma de psicologia, nem estudei o suficiente para afirmar algo nessa área, mas sempre observei com interesse um fenômeno que percebo nos homens mais velhos de minha família e com os quais tive mais contato, mais recentemente incluindo a mim mesmo. A impressão que tenho é de que com o avançar da idade desistimos ou simplesmente não conseguimos mais seguir o treinamento que tivemos quando pequenos e vamos nos tornando verdadeiros bebês chorões.

Alguns são dissimulados e choram sozinhos, ou disfarçam o que podem para não denunciar suas lágrimas. Outros, ao contrário, são escancarados e simplesmente desabam quando são tomados pela emoção. Mas normalmente são choros fortes, carregados de muita emoção, e que demonstram uma necessidade incrível de reduzir a pressão interna que existe dentro deles.

Pois é. Parece que toda a pressão que armazenamos em nossos primeiros 30/40 anos de vida começa a ser liberada com mais e mais intensidade a partir dessa faixa de idade. E o pior é que chorar nos dá tanto alívio e paz que muitos de nós, como eu, param para refletir sobre o quanto perdemos na vida por não ter chorado mais antes.

Sei que a criação dos filhos está mudando e reconheço que os pais de hoje, e me incluo nesse grupo, procuram dar a seus filhos mais direito para chorar. Mas ainda hoje existe muita pressão nos meninos, e agora começa também a mesma pressão nas meninas, para que sejam fortes e capazes de enfrentar qualquer situação. É como se substituíssemos a pressão para não chorar pela pressão de não poder falhar.

Se você está na faixa dos 20 aos 40 anos e ainda não foi tomado pela necessidade de chorar, pense se não é hora de deixar aflorar um pouco mais suas emoções. Adiar esse momento só vai tornar mais intensa a mudança quando ela ocorrer e, pior, vai tirar de você uma oportunidade de ouro que a natureza nos deu de lidar com as pressões do dia a dia.

Faça um teste. Na próxima vez em que algo que te emociona acontecer, de preferência em um momento solitário, deixe que a emoção tome você e, se for natural, chore. Sinta o alívio de deixar sua emoção emergir e curta consigo mesmo essa sensação por alguns momentos.

Se você já foi tomado pela necessidade de chorar, não fique preocupado, pois é normal que isso ocorra. Não se sinta fraco nem derrotado. Na verdade, você está conquistando uma nova habilidade. Aproveite-a o máximo possível e seja feliz.

Um último recado para os que tem menos de 20 e leiam esse blog. O mesmo conselho vale para vocês. Chorar é bom e necessário. Nunca se esqueçam disso.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário