terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Lidando com o Desânimo

Olá,


Não tem como evitar. Por mais animado e otimista que você seja, um dia vai surgir a dúvida e a insegurança, e o desânimo vai lhe pegar em cheio. Pode ser que seja passageiro e logo você volte ao normal, mas também pode ser um processo mais longo, em que seja necessário buscar ajuda para se recuperar.


É preciso saber quando o desânimo bate a nossa porta e o que fazer para conviver com ele por um breve período e tratar de colocá-lo para fora de sua vida assim que possível. Mas de onde vem o desânimo? E como fazer para que sua companhia seja breve?


O desânimo pode ser causado por diversos fatores, sendo o nosso próprio ciclo biológico o maior causador de momentos assim. Nosso nível de energia disponível oscila naturalmente ao longo do tempo. Há dias em que estamos nas nuvens e outros em que nuvens carregadas estão sobre nossas cabeças. Essa oscilação é normal e deve ser entendida e aceita por todos nós.


No processo de oscilação de energia em nosso ciclo biológico existem dos parâmetros importantes a serem considerados. O primeiro deles é o nível básico de energia em torno do qual oscilamos, e o segundo é a amplitude de nossa oscilação. Enquanto o primeiro define nossa energia média disponível, o segundo define nossa maior ou menor estabilidade em torno desse valor.


O ideal é que o nível de energia básico seja alto, pois assim tendemos a ser muito produtivos em momentos bons, produtivos quando estamos no meio do ciclo e razoavelmente produtivos quando estamos em baixa. Isso é claro, desde que a amplitude da oscilação seja moderada.


Assim sendo, a primeira providência é trabalhar para que o seu nível de energia básico seja o mais alto possível. Para isso é desejável que se tenha uma vida saudável e ativa, com alimentação adequada, atividade física e hábitos moderados em todas as áreas da vida social.

Além disso, é importante verificar se estamos atendendo nossas necessidades de significado e de alinhamento com nossos valores. Quanto mais alinhados estivermos com nossos valores e quanto mais nos sentimos caminhando na direção de nossa missão de vida, mas energizados estaremos.

Também é importante eliminar os buracos por onde nossa energia é drenada. Pequenos assuntos não resolvidos que se acumulam, coisas velhas que não utilizamos que insistimos em guardar, relacionamentos que nos incomodam mas insistimos em manter, vícios que utilizamos para compensar necessidades não atendidas, são todos itens que drenam nossa energia. Eles diminuem nossa capacidade de produção e de nos sentirmos mais felizes.

Se nosso nível de energia for alto, ficaremos naturalmente mais imunes às oscilações. No entanto, é sempre bom lembrar que manter uma vida saudável e equilibrada faz com que a amplitude da oscilação seja menor, diminuindo a sensação de montanha russa em que uma pessoa sem equilíbrio costuma viver.

É claro que tudo o que apresentei acima depende de um equilíbrio químico em nossos organismos que algumas vezes é rompido por conta de alguma doença. Nesses casos, é preciso procurar ajuda médica para se restabelecer o equilíbrio. Nos dias de hoje existe um grande número de pessoas que sofrem de doenças sérias como depressão, distúrbio bipolar, entre outras. Para elas a recomendação é de que não tenham vergonha de assumir seu problema e buscar ajuda.

Não deixe de enviar seu comentário ou sugestão. Eles são muito importantes para a qualidade desse blog.

PP

2 comentários:

  1. Em uma linguagem clara e fundamentada (inclusive no que tange a comportamento, influencia e questoes fisicas (quimicas))vc conseguiu abordar um tema, que permeia nossas vidas, e ao mesmo tempo prendendo a atenção.
    Parabéns e Sucesso Sempre!!!!
    Dani

    Caddan Consultoria
    Caddan Associaddos
    Daniela Leluddak
    55- 41- 3014 0381
    55- 41- 9979 6323

    ResponderExcluir
  2. O modo como o conteúdo foi passado o deixa leve e simples de entendê-lo. Além disso, a escolha do tema e a aproximação que se faz com o cotidiano de todas pessoas ao longo do texto consegue prender nosso interesse e nos promove reflexões.

    Juliana Mayumi Okubo
    CADDAN BRASIL
    (41) 3014-0381
    (42) 9916-9157

    ResponderExcluir