sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Equipes de Alta Performance

Olá,

Trabalho em equipe é um conceito muito utilizado nos discursos internos das empresas mas mal compreendido e aplicado na maioria das vezes.

É comum vermos grupos de pessoas forçadas a trabalhar umas com as outras, gerando mais entropia do que trabalho, e chegando a um resultado final por conta do esforço concentrado de poucos. Definitivamente não podemos chamar isso de uma equipe de alta performance.

Também é comum encontrarmos grupos de pessoas liderados por gerentes definidores, que distribuem tarefas a cada membro do grupo, monitoram o andamento das tarefas e coordenam ações que corrijam desvios que comprometam os objetivos do grupo. Apesar de mais eficiente do que o primeiro caso, sendo um modelo válido para vários tipos de projetos, esse modo de trabalhar também não deve ser chamado de trabalho em equipe.

Para se ter uma equipe de alta performance é necessário que se tenha pessoas com competências complementares, que se alinham em torno de um objetivo comum e compartilham a responsabilidade e a execução das tarefas para atingir esse objetivo.

Na definição acima coloquei em destaque três pontos que me parecem os mais relevantes para identificar o real trabalho em equipe e que gostaria de detalhar um pouco mais.

Primeiro é preciso que haja complementariedade de conhecimento e de habilidades. Um grupo de pessoas com as mesmas habilidades, fazendo basicamente o mesmo, não significa trabalhar em equipe, mas em paralelo. Uma equipe é criada para buscar o desenvolvimento de algo que um único indivíduo não seria capaz de criar.

No desenvolvimento de um novo carro, por exemplo, é preciso aglutinar conhecimentos de diversas origens diferentes. São necessários conhecimentos de materiais, de mecânica, de eletrônica, de design, de normas de segurança, de marketing, de fabricação, entre outros. Sem que ocorra verdadeiro trabalho em equipe, um novo modelo de carro jamais seria lançado.

O segundo passo é ter um objetivo comum, sem o qual as pessoas perdem produtividade ou se lançam cada uma em seu projeto individual. Ter um grupo de pessoas brilhantes e motivadas sem que sejam definidos objetivos claros pode ser muito ineficiente e desgastante.

De certa forma, toda equipe recém-formada passa por um período onde não existe objetivo comum. É um momento de grande confusão, onde alguns simplesmente não sabem por que estão ali, enquanto outros pensam saber mas não conseguem chegar a um acordo. A liderança tem papel fundamental na definição e na divulgação do objetivo, sendo responsável por garantir que TODOS se alinhem em torno de um objetivo comum.

Definido o objetivo, começa a parte mais difícil, que é definir a forma como as tarefas serão feitas e quem será responsável por cada parte. Diferente no modelo citado acima, a forma não é imposta mas obtida a partir da discussão e da busca do consenso. Observar uma equipe neste momento nos faz compreender porque as guerras existem. Todos querem o mesmo objetivo mas cada um prefere um determinado caminho e o processo de negociação pela melhor maneira de fazer as coisas é muitas vezes demorado e doloroso.

A liderança muda de papel e passa a ser um facilitador de exposição de idéias, de esclarecimento de posições e de resolução de conflitos. Isso ocorre por que o conhecimento específico está distribuído em cada elemento da equipe e é preciso fazer com que todos participem, se façam compreender e se compreendam uns aos outros.

Quando os três componentes acima estão presente, temos o que chamamos de uma equipe de alta performance, e os resultados são impressionantes.

Você tem dúvida que seja assim? Então procure olhar em torno e procure avaliar as equipes das quais você faz parte ou que existem em sua organização ou fora dela. Verifique se os componentes acima estão presentes e avalie em que grau. Compare a aderência de cada equipe aos fatores acima com a performance das mesmas. Você vai constatar que as equipes de alta performance produzem resultados realmente surpreendentes.

Não deixe de enviar seu comentário ou sugestão. Eles me ajudam a melhorar o conteúdo desse blog.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário