sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Família e Trabalho

Olá,

O tema família e trabalho é o calcanhar de Aquiles da maioria dos executivos bem sucedidos que conheço. Quase a totalidade deles sente que está devendo mais atenção a suas famílias e gostariam de ter mais tempo para si e para aqueles que amam.

É um paradoxo cruel, mas ao mesmo tempo que trabalhamos e buscamos o sucesso em nome de nossas famílias, tornamos o relacionamento mais distante e frágil. Se por um lado nosso trabalho traz conforto material, por outro nos afasta do dia a dia da família e pode nos tornar verdadeiros estranhos em nossas próprias casas.

Não vou simplificar essa equação pois vivi na pele a angústia que relato acima. Sei o quanto é difícil resolver a questão e prefiro reforçar alguns pontos que ajudarão o leitor a refletir e buscar seu próprio caminho.

Se você está vivendo o dilema trabalho ou família, considere os seguintes pontos:

1 - Qual o objetivo mais importante em sua vida, o sucesso na carreira ou a convivência com sua família?

2 - Será que é realmente necessário dedicar tanto tempo ao trabalho? Não dá para reservar uma parte do tempo para outras coisas que você aprecia?

3 - Por que ficar até tarde conversando sobre fofocas e temas pequenos em vez de ir para casa mais cedo? Será que não existem problemas em casa a serem resolvidos para que você prefira ir para casa a perder seu tempo no trabalho?

4 - Quando você está em casa, está realmente se dedicando a família ou simplesmente trabalhando em outro lugar? Você realmente gosta de ficar com a família? Se não, o que está errado?

5 - A empresa onde você trabalha o manteria no cargo se você não atingisse seguidamente seus objetivos? Você espera que sua parceira e seus filhos o tratem de maneira diferente? Por que?

6 - Pense em quantas horas de trabalho a menos você deveria ter para dobrar o número de horas que fica ACORDADO com sua família. Você vai se surpreender com essa conta.

Ao final da reflexão, procure pensar em coisas simples que possam melhorar sua relação trabalho e família. Algumas dicas que posso dar são as seguintes:

0 - Pense nas frustrações e dificuldades familiares que o fazem preferir estar no trabalho a conviver com a família e procure resolvê-las. Sem isso, você vai ter muita dificuldade em mudar.

1 - Não deixe de tirar férias e de dedicá-las ao convívio com sua família. Lembre-se que férias e um direito seu e um dever da empresa.

2 - Procure definir um horário limite para sair do trabalho e esqueça quantas pessoas estão em volta no momento em que você sair e que poderão criticá-lo por sair mais cedo. O horário de saída não tem correspondência direta com o desempenho.

3 - Reserve os finais de semana para a família. Evite acessar seu e-mail, mas se for realmente necessário, faça-o nos momentos em que a família não está em torno de você.

4 - Delegue as tarefas que podem ser delegadas. Assuma somente as tarefas que são possíveis de serem realizadas no horário planejado de trabalho.

5 - Evite longas conversas no trabalho que não levam a nada. Fofocas, reclamações em fim, todas elas roubam nosso tempo e em nada ajudam a melhorar o ambiente de trabalho. Utilize parte do tempo preservado para dedicar a sua família.

5 - Não se escravize pelo objetivo de acumular dinheiro. Só faz sentido acumular se for possível utilizar esse recurso para nossos objetivos.

6 - Em vez de presentes e regalias, procure dar carinho e atenção a seus familiares. Eles vão dar muito mais valor a esse tipo de benefício.

7 - Sempre que falhar nos itens anteriores, tenha certeza de que vai se perdoar. Lembre-se que o seu maior objetivo é ser feliz. Se culpar por ter falhado, o afasta desse objetivo e, no longo prazo, diminui sua capacidade de fazer os outros felizes.

Chega de dicas. É você que tem que encontrar o seu próprio caminho.

PP

Um comentário:

  1. Muito bom este texto... certamente você aprendeu muito com suas experiências o que lhe permite pontuar tão bem algumas das principais dificuldades que a maioria dos executivos se deparam hoje em dia. E as dicas realmente podem ajudar em muito a equilibrar vida pessoal e profissional, o que, apesar de parecer utópico, é bem possível, basta que cada um possa, primeiramente, reconhecer seus limites, e em seguida, compreender e trabalhar cada um deles, com uma boa dose de atenção para consigo mesmo e com quem ama de verdade!
    Parabéns Paulo!
    Rita de Paulo C.E. Gonçalves

    ResponderExcluir