quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A importância da Humildade

Olá,

Hoje gostaria de escrever para você que é bem sucedido e que tem se destacado em sua carreira. É bem provável que, como outros executivos de sucesso, você tenha perdido parte de sua humildade inicial e, consequentemente, da capacidade de ouvir os outros ativamente.

É fundamental lembrar que o sucesso não é garantido nem eterno e que, por mais competência que tenha, você não é infalível. Estar atento às pessoas que lhe admiram e dar espaço para que elas manifestem suas preocupações e conselhos, vai ajudar a evitar perdas maiores quando essa hora acontecer.

Não há nada de errado em ser auto-confiante e em acreditar na sua capacidade de vencer desafios, mas é preciso reconhecer que nem sempre as coisas acontecem como queremos ou planejamos. É nessa hora que identificamos os profissionais arrogantes de sucesso efêmero e os humildes de sucesso consistente.

Para os primeiros a derrota é rapidamente atribuída a terceiros, como se sua pretensa perfeição os impedisse de falhar. Eles não conseguem admitir suas falhas e preferem assumir o papel de vítimas da incompetência alheia. A arrogância não os permite reconhecer que pelo menos parte da responsabilidade pelo fracasso é deles mesmos.

Para os últimos, a derrota é uma oportunidade de aprendizado. Eles reconhecem que não foram capazes de prever todos os riscos do processo. Aceitam sua parte de responsabilidade pelo fracasso e ajudam aos outros a entenderem as suas. Curam suas próprias feridas e do time com dignidade e coragem, acreditando que podem fazer melhor da próxima vez. A humildade faz com que eles aprendam com os seus próprios erros.

A diferença entre esses profissionais? A humildade de reconhecer que não são infalíveis e de que o sucesso e o fracasso nunca dependem somente de uma pessoa.

Reflita um pouco sobre suas atitudes recentes e veja quanto de cada lado você tem hoje comparado com o início de sua carreira. Se a arrogância está ocupando espaço no seu comportamento, é hora de começar a treinar sua humildade. Acredite, você vai gostar

Não deixe de enviar comentários e sugestões. Eles me ajudam muito a definir o conteúdo deste blog.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário