sábado, 8 de dezembro de 2007

Líderes Solitários

Olá,

Hoje gostaria de falar sobre o excesso de solidão que o sistema recomenda aos líderes.

Durante toda minha carreira ouvi a expressão "o poder é solitário" e fui orientado várias vezes a manter o sigilo sobre fatos, pensamentos e planos que impactavam a organização e as pessoas.

Algumas vezes segui os conselhos e guardei para mim o peso e a dúvida de como reagir ou proceder face a determinadas situações. Em outros momentos, transgredi um pouco e procurei compartilhar com pessoas de confiança minhas dúvidas e desconfortos, discutindo mais abertamente minhas idéias e intenções e buscando validar minhas teorias. O balanço desses momentos de solidão completa e de compartilhamento controlado não me deixam dúvida sobre as vantagens de compartilhar.

Compartilhando seus pensamentos e percepções, você tem a oportunidade de refletir em voz alta, de validar ou reformar suas idéias e de testar seu raciocínio. Além disso, compartilhar suas angústias e temores provoca um grande alívio e ajuda a recompor suas energias. Por último, é uma demonstração de respeito e confiança que na grande maioria das vezes será retribuída com admiração, colaboração e lealdade.

Não estou advogando a postura tagarela e descontrolada, contando tudo e a todos, mas sim o compartilhamento de suas dúvidas, desconfortos, receios e idéias com pessoas da organização que sejam de confiança e que possam ajudá-lo a refletir e a elaborar melhor suas percepções.

Apesar de ser um conselho comum aos líderes, sinceramente não creio que o isolamento e o sigilo absoluto seja a melhor maneira de encarar os grandes problemas. Afinal, diz um ditado popular que duas cabeças pensam melhor do que uma.

Se você estiver em alguma situação crítica, pense na possibilidade de tentar esse novo caminho e compare os resultados com a opção do isolamento. Em minha experiênca pessoal, os resultados serão melhores.

Se você tem experiências a compartilhar comigo sobre esse tema, por favor me envie um e-mail no endereço paulo.pinho@uol.com.br. Estou muito interessado em aprofundar minha análise sobre esse tema.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário