sábado, 8 de dezembro de 2007

Quando é hora de partir

Olá,

Mais cedo ou mais tarde você vai ter que encarar o momento de partir de sua organização. Pode ocorrer de repente ou ir amadurecendo aos poucos, por sua decisão ou por decisão da empresa, mas é certo que um dia seu ciclo irá terminar e é bom estar preparado para esse momento.

A mais dura das partidas ocorre quando você sente que está abrindo mão do que realmente gosta por não suportar mais alguma coisa que lhe faz muito mal. Enfrentei essa situação duas vezes em minha vida profissional e posso garantir que não é a experiência mais agradável do mundo.

Esse tipo de partida amadurece aos poucos e apesar de gerar dor e tristeza, é sinal de crescimento. Partir dessa forma significa se desapegar de suas próprias realizações e ter coragem de recomeçar; de aprender coisas novas; e de buscar novos relacionamentos.

Não importa se a motivação foi se afastar de algo ruim ou simplesmente buscar o novo, o que importa é que algo de se orgulhar foi realizado e a oportunidade de repetir esse ciclo em outro ambiente está colocada. Procure não guardar mágoas e mantenha os relacionamentos que você conquistou ao longo de sua estada. Eles são seu patrimônio, do qual você deve zelar como faz com seu dinheiro.

Evite ficar remoendo o passado e procure se manter afastado da organização anterior por um tempo. Reagir ao afastamento aumenta o apego ao passado e retira energia do presente, necessária para construir o futuro.

Outra partida difícil ocorre quando a iniciativa parte da organização, em um momento em que não esperamos que aconteça. De um dia para outro somos forçados a arrumar nossos pertences e sair para não mais voltar, muitas vezes sem entender porque.

Não é fácil se preparar para esse tipo de situação, mas se acontecer é preciso reagir de maneira positiva, aprendendo algo para o futuro. Aproveite para refletir sobre o que fez a empresa tomar essa decisão. Procure não acumular mágoa e tente transformar sua tristeza e ressentimento em aprendizado. Se for útil para você, utilize o guia de pensamento abaixo:

- Se você acha que foi demitido por que seu desempenho não foi satisfatório, pense em como ser mais produtivo na próxima oportunidade. Avalie se você estava na posição adequada ao seu perfil e procure se preparar melhor para o próximo desafio.

- Se você acha que foi demitido por conta de seus comportamentos ou atitudes, sejam eles quais forem, avalie o que você ganha ou perde com isso. Procure considerar o impacto não só no trabalho mas também em sua vida pessoal. Se você acha que ganha mais do que perde, procure um lugar onde as pessoas valorizem esse tipo de comportamento ou atitude. Se a conclusão for outra, procure modificá-los e evite que essa situação se repita no futuro.

- Se você acha que foi demitido injustamente, antes de mais nada tente buscar um motivo justo para que você tenha sido demitido. Se mesmo assim não encontrar, esqueça o que passou e vá em frente. Provavelmente você foi mesmo demitido injustamente, tendo tudo para dar certo na próxima empreitada. Mas cuidado ! Se a situação se repetir mais de duas vezes, e ainda assim você acha que continua sendo demitido injustamente, é hora de procurar ajuda de um terapeuta ou de um profissional de coaching.

- Se você foi demitido por razões que fogem ao seu controle, como redução de custos ou renovação de quadro, reavalie sua carreira. Por algum motivo, seu valor já não é o mesmo de antigamente e talvez seja hora de se reciclar. A não ser em casos especiais como o fechamento de unidades ou empresas, aceite que as pessoas que ficaram estavam mais preparadas que você. Procure preservar sua auto-estima, mas pense no que pode fazer para melhorar sua avaliação.

Seja qual for o motivo de sua partida, se concentre na próxima jornada e procure deixar para trás o passado. Leve consigo somente as lembranças boas e os amigos que você conquistou. Lembre-se que o mais importante de qualquer viagem é a própria jornada, e não o destino final.

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PP

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