terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Falando em Público

Olá,

Não basta ser competente tecnicamente para se ter sucesso. É importante saber se comunicar, ouvindo ativamente e vendendo bem suas idéias.

Ter habilidade de falar um público não é mandatório na carreira de um executivo. Conheço vários profissionais de muito sucesso que odeiam falar perante uma platéia e fazem de tudo para não serem escalados para uma apresentação.

Apesar de não ser mandatório, saber se apresentar em público com fluidez e objetividade é uma habilidade que ajuda muito no crescimento profissional. Não importa se o público é um pequeno grupo de diretores de sua empresa ou uma platéia com milhares de pessoas, saber transmitir o seu recado de forma interativa e amistosa faz muita diferença.

Muitas pessoas possuem medo de falar em público e se dizem incapazes de fazê-lo. Talvez algumas delas tenham realmente muita dificuldade e lhes reste se contentar em transitar nos bastidores dos projeto, mas gostaria de utilizar esse espaço para contar-lhes uma história que talvez ajude-os a vencer esse desafio.

Nos últimos 20 anos trabalhei nas áreas de vendas e marketing no segmento de tecnologia. Como minha origem é técnica, domino razoavelmente bem o conteúdo das soluções que vendo e posso falar praticamente de qualquer coisa em minha área de atuação.

Minha disposição para apresentar em público é tão grande que já recebi apelidos como "o rei do microfone", "doutor sabe tudo" e "apresentador oficial de qualquer coisa". Brincadeiras a parte, o fato é que sempre que é necessário fazer uma apresentação importante, meu nome é lembrado, o que me fez ser conhecido pelo mercado como uma referências nas áreas que atuei.

Lendo os dois parágrafos anteriores você deve estar pensando que sou uma pessoa extrovertida, gosta de multidões e tem muita facilidade para se relacionar, daquele que vive procurando festas e reuniões para participar. Pois é, sou justamente o oposto.

É claro que gosto de estar com as pessoas e até aprendi ao longo do tempo a iniciar relacionamentos e a participar de algumas festas, mas confesso que não é a minha maior habilidade. Ocorre que na profissão que escolhi, estar em contato com pessoas novas não é uma opção, mas um dever, e eu precisei aprender a me soltar e a me comunicar com mais desenvoltura.

Uma pessoa que assista a uma de minhas palestras ou treinamentos e me veja performando de maneira solta e articulada, não faz idéia que essa mesma pessoa aos vinte anos tinha vergonha de entrar em um bar e perguntar o preço de um sanduiche ou de um refrigerante. Também não imagina que esta mesma pessoa colocava as mãos no bolso em suas primeiras apresentações para que a audiência não notasse a tremedeira compulsiva por que passava durante toda a sessão.

Qual o segredo dessa mudança? Vou resumir em três passos que recomendo aplicar em suas próprias vidas.

1) Querer de verdade ser alguma coisa ==> Eu sempre quis trabalhar com gente, muita gente, é não seria possível fazê-lo sem vencer meus próprios obstáculos. Sempre digo a meus subordinados que devemos nos esforçar a ser o que ainda não somos e queremos ser, pois o que já somos, seremos naturalmente.

2) Persistir até conseguir ==> Não importa que dê errado as primeiras vezes, com o tempo as coisas vão se tornando naturais. É o mesmo processo de andar de bicicleta, aprender a surfar ou qualquer outra atividade especializada. Se você não persistir, provavelmente vai desistir antes de aprender. Se ao contrário, souber persistir, mais cedo ou mais tarde vai aprender.

3) Se visualizar conseguindo ==> Pode parecer um conselho sem sentido, mas acho que vale a pena tentar. Antes de qualquer situação em que suas habilidades sejam colocadas a prova, procure se imaginar tendo sucesso nessa posição. Imagine o cenário e se veja atuando de forma ideal e sendo reconhecido por sua performance. Comemore sua vitória e diga para si mesmo que tudo vai dar certo.

4) Se preparar para cada batalha ==> Nada se consegue sem planejamento e estudo. Por mais que você seja desorganizado, reserve um tempo para se preparar antes de cada desafio. O tempo utilizado vai ser mais do que compensado, vai fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Não tenha medo de tentar. Você vai ver que depois de algum tempo falar em público vai parecer tão natural quanto andar de bicicleta.

Não deixe de fazer comentários e de me dar sugestões. Eles me ajudam a aprimorar o conteúdo desse blog.

PP

Um comentário:

  1. Paulo Pinho
    hoje sou estudante, mas no futuro pretendo ser um grande executivo, quais sao os cursos essencias que devo fazer para tornar esse sonho realidade?

    meu email é fac_goias@hotmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir