domingo, 27 de janeiro de 2008

A importância de Relacionamentos Duradouros

Olá,

Há quanto tempo você não fala com as pessoas com quem trabalhou há mais de 5 anos? E aquelas que foram transferidas ou saíram de sua empresa há pelo menos 6 meses. Já falou com elas novamente desde então?

Se sua resposta a essa pergunta é equivalente a dizer que nunca mais falou ou teve notícia delas, abra o olho, você está perdendo sua capacidade de fazer e manter amigos e só vai notar isso quando precisar deles.

Nossa vida atribulada faz com que nos concentremos demais no dia a dia, dando atenção somente às pessoas que de alguma maneira nos levam ao resultado de curto prazo. Ao mesmo tempo, velhos companheiros e até mesmo a família vão ficando no canto, como se não mais tivessem importância em nossas vidas.

Esse tipo de negligência rotineira afasta de nosso caminho pessoas que possuem um valor especial em nossas vidas. Lá se vão vários ombros amigos, cúmplices, amigos de farra, amores e grandes amigos verdadeiros. No lugar deles ficamos com colegas de ocasião, conectados por circunstâncias e com pouca ou nenhuma afinidade.

Não quero dizer aqui que devemos ser saudosistas e manter o passado presente em nossas mentes. Ao contrário, sou adepto ao total despegamento do passado e não recomendo esse tipo de prisão aos velhos tempos. Estou apenas dizendo que descartamos amizades que poderiam continuar em nossas vidas de maneira fácil demais e com isso perdemos pontos de apoio que farão falta em momentos difíceis.

Manter relacionamentos duradouros é uma maneira eficiente de se proteger de crises. É neles que procuramos refúgio, aconselhamento e ajuda quando estamos em dificuldades é, acredite, tê-los faz toda a diferença. Quando não temos um estoque de pessoas em que confiamos ficamos frágeis e solitários. Não temos com quem compartilhar nossas angústias, com quem discutir nossas idéias e planos, frustrações e angústias.

Não deixe que seus amigos o deixem de modo tão simples. Procure mantê-los presentes em sua vida e, se possível, mantenha o hábito de encontrá-los com alguma freqüência. Se estar presente não é possível, procure manter o contato de outra maneira. Um telefonema, uma conversa por chat ou um e-mail já fazem com que o calor humano do relacionamento se restabeleça e servem como uma senha de acesso para um contato em caso de necessidade.

Se você está se sentindo meio egoísta com a idéia de manter seus relacionamentos para ser amparado em caso de necessidade, não se preocupe. O processo de ajuda dos relacionamentos é de duas vias. Da mesma maneira que você pode usar o relacionamento em momentos difíceis, ao manter-se conectado você se coloca à disposição de seus amigos, servindo de referência caso eles também precisem de algum tipo de ajuda.

Esse processo faz com que nos sintamos amparados e seguros e isso é muito bom. No entanto, a melhor sensação é de sabermos que somos amparo e segurança para nossos amigos. Isso aumenta o significado de nossas próprias vidas, dando mais sentido a nossa jornada. Deixamos de ser simples executivos eficientes para nos transformarmos em seres humanos mais solidários e mais felizes.

Pare um pouco e pense nos amigos com quem você não se comunica faz algum tempo. Selecione apenas aqueles que você tem realmente como amigos. Comece com sua própria família e crie o hábito de conversar com eles com alguma freqüência. Seja disciplinado e reserve parte de sua agenda semanal para esse tipo de convívio, mesmo que seja à distância. Observe como isso lhe dá prazer e o faz relembrar seus valores. Note como é gostoso saber que existem pessoas com quem você realmente se importa e que se importam com você e recupere a sensação prazerosa que esses relacionamentos lhe trazem.

Como último lembrete não se esqueça de estabelecer novos relacionamentos verdadeiros nos lugares em que está trabalhando e se prepare para mantê-los quando não mais estiverem unidos pelo trabalho.

Não deixe de enviar seus comentários e idéias. É a partir deles que trabalho para melhorar o conteúdo desse blog.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário