sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Dê mais atenção a sua agenda eletrônica

Olá,

Todos concordam que é muito importante manter uma rede de contatos ativa. Seja por razões pessoais ou profissionais, o fato é que as pessoas com quem mantemos contatos mais freqüentes são as mais indicadas para nos ajudarem a suportar e a contornar as maiores dificuldades que a vida nos apresenta.

Mas como fazer para não perder o contato com as pessoas na agitada vida que levamos? Uma maneira que se mostrou muito eficaz para mim e que recomendo utilizar é varrer a agenda telefônica do celular de vez em quando.

É impressionante como o hábito de varrer sua agenda telefônica nos faz lembrar de pessoas extremamente importantes que o dia a dia nos faz colocar em segundo plano na memória. Velhos amigos, colegas de empresas anteriores, ex-funcionários e chefes, estão todos lá, esperando nosso contato.

As primeiras vezes em que repassei minha agenda percebi o quanto havia perdido por não ter feito antes. Velhos e bons amigos já haviam mudado seu telefone celular ou mesmo residencial e cheguei a perder totalmente o contato de alguns deles. Em outros casos, a vergonha de não ter procurado mais por tanto tempo uma pessoa tão importante me fez pensar várias vezes antes de fazer a ligação.

Apesar da insegurança em travar contato novamente com alguns velhos amigos sem saber como seria a reação deles, posso afirmar que a experiência é ótima. A cada ligação me sentia mais feliz e percebia a felicidade e o espanto de meus amigos. A grande maioria agradecia muito pela ligação e vários deles voltaram a ser parte do meu círculo mais próximo de amizade.

Um efeito colateral adicional foi que minha agenda telefônica passou a ficar mais atualizada. Nos casos de mudanças de telefone, acabava sendo informado por e-mail de forma antecipada e mesmo quando o telefone mudava, muitas vezes era possível recuperá-lo com outros amigos ou mesmo escutando as mensagens temporárias de mudança de número.

É claro que alguns nomes não me traziam qualquer lembrança importante. Outros, inclusive, traziam más recordações. Nesses casos, tratava de limpar os registros que não faziam mais sentido manter.

Varrer minha agenda telefônica faz lembrar de pessoas importantes e me obriga a falar com elas de vez em quando. É uma maneira de ajudar a memória a não esquecer dos velhos e bons amigos, assim como daqueles com quem devo manter contato profissional com alguma freqüência.

Faça uma experiência. Pegue seu celular e vá passando sua lista de contatos um a um. Para cada amigo com quem não fala há algum tempo, faça uma ligação de cortesia. Aproveite para saber como ele está, o que está fazendo e como andam as coisas. Conte a eles seus planos e projetos e procure estabelecer próximos encontros que permitam manter o contato. Pode ser um almoço, uma visita, ou mesmo uma atividade comum. Você vai ver sua agenda lotar de que encontros agradáveis e sempre proveitosos e vai se sentir muito mais feliz.

De vez em quando, repita a tarefa de varrer sua lista de contatos. Se preferir, faça a cada período uma parte da lista, mas não deixe de revisitar sua agenda telefônica de vez em quando. Vai valer a pena.

Se você tem comentários a fazer sobre esse ou outro artigo, envie um e-mail para paulo.pinho@uol.com.br. Será um prazer ler e responder seu e-mail.

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário