quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Véspera de Natal

Olá,

O Natal sempre foi uma data muito esperada por mim. A sensação de ver a família reunida, os cheiros das comidas típicas da ocasião, os presentes tão esperados durante os meses anteriores, e o simbolismo em torno da data me fazem ver o Natal como a data mais importante do ano.

Mas nem todas as sensações trazidas pelo Natal são tão prazerosas assim. Por vezes, os presentes recebidos nos deixam uma estranha sensação de frustração por não terem sido aquilo que esperávamos. As reuniões familiares nem sempre são somente harmonia e em muitas situações o que era para ser uma festa se transforma em dor e sofrimento. Em alguns casos, a falta de um ente querido torna inviável qualquer tipo de comemoração.

Mesmo assim, o Natal ainda desperta fascínio na grande maioria das pessoas e a pergunta que fica é por que?

Minha opinião é de que o segredo do Natal está no turbilhão de emoções que ele desperta nas pessoas. Sejam agradáveis ou não, a verdade é que na época do Natal todos somos tocados de alguma maneira com a poderosa energia das emoções.

Durante todo o ano somos tomados de várias emoções. Sentimos angústia quando o trânsito nos atrasa mais de uma hora; raiva da pessoa que nos ofende; tristeza ao vermos uma criança pedindo dinheiro no sinal de trânsito. Por outro lado, sentimos prazer quando recebemos velhos amigos, quando conquistamos uma vitória profissional, ou quando percebemos que as pessoas estão felizes. Mas é na época do Natal que essas emoções se apresentam de forma mais evidente e tocam mais profundamente.

A razão do Natal aumentar nossa capacidade de sentir e refletir sobre as emoções está associada a preparação que ocorre em torno dessa data. Os enfeites espalhados pela cidade, as mensagens de amor e esperança que são divulgadas por toda parte, os eventos de confraternização que são organizados, tudo isso faz com que nos aproximemos de nossa natureza humana, saindo do automatismo que nos domina ao longo do ano.

Não importa se as emoções vividas são agradáveis ou não, mas o Natal nos faz viver mais itensamente. Ele potencializa nossos sentidos e nos torna mais atentos ao que está acontecendo e mais abertos para dar e receber. Saber aproveitar o momento de Natal é uma atitude de extrema sabedoria. Uma oportunidade única de acelerarmos nosso crescimento, de resolvermos velhas pendências e de buscarmos novas energias para um novo ano.

É nesse contexto que gostaria de desejar a todos um Natal cheio de emoções que nos façam refletir sobre nossas vidas e nossa missão na Terra.

Um Grande Abraço,

PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário