Olá,
Dar e receber feedback é extremamente importante na relação entre pessoas e essa habilidade deveria ser ensinada e praticada em todas as escolas do mundo. Infelizmente, essa não é a realidade que vivemos e muitos problemas de comunicação e de relacionamento acabam ocorrendo por conta da incapacidade das pessoas em darem e receberem feedback.
Uma sessão de feedback é uma oportunidade única de falar sobre os comportamentos das pessoas que nos afetam de forma positiva, e que queremos reforçar, ou que nos afetam negativamente, e que gostaríamos que fossem modificados.
Feedback não é prestar contas sobre o trabalho nem um processo de avaliação de desempenho. Existem outros mecanismos que cuidam desses temas. Também não se trata de julgar pessoas e suas intenções. Em vez disso, seu foco é nos comportamentos das pessoas e nos impactos positivos ou negativos que os mesmos causam nos relacionamentos.
A sessão ideal é a que considera o feedback cruzado, permitindo que cada um possa expor seus sentimentos sobre os comportamentos da outra pessoa. Isso faz com que a relação seja mais equilibrada e mantenha-se o princípio da reciprocidade.
Durante uma sessão de feedback é importante tomar alguns cuidados. Abaixo você encontrará algumas dicas de como deve se comportar durante o processo.
Ao dar feedback:
- Pense antes no que deseja falar e ensaie suas palavras. Se possível, escreva em um papel as principais mensagens que deseja expor à outra pessoa. Isso ajuda a refletir sobre o que será dito.
- Seja sincero, respeitoso e objetivo. Concentre-se nas coisas mais relevantes e procure deixar os detalhes de lado. Haverá outras oportunidades para conversar no futuro.
- Lembre-se que as únicas razões para se dar feedback são a de reforçar um comportamento desejado já existente ou de modificar um comportamento indesejável. Se sua motivação não for uma dessas, melhor não dar feedback.
- Inicie a sessão falando de comportamento(s) que você admira na pessoa que está recebendo o seu feedback. Explique por que você admira esse(s) comportamento(s) e qual o sentimento que você sente quando ele(s) acontece(m).
- Em seguida, fale sobre o(s) comportamento(s) da pessoa que lhe incomoda(m) ou que você considera inconveniente(s). Procure dar exemplo(s) recente(s) e bem definido(s) em que cada comportamento ocorreu. Evite julgar a personalidade ou as intenções da pessoa. Em vez disso, concentre-se no(s) comportamento(s) e nos sentimentos que ele(s) causaram em você.
- Procure dar uma razão pela qual a pessoa que está recebendo o feedback deveria mudar seu(s) comportamento(s). Mostre como ela poderia se beneficiar modificando o(s) comportamento(s) que você acabou de descrever.
- Caso a pessoa reaja, não inicie uma discussão. Em vez disso, reforce sua intenção de ajudar e peça para que a pessoa tome esse feedback como um presente que você está dando de coração. Se o presente não for de serventia, ele poderá ser posto de lado depois.
Ao receber feedback:
- Ouça atentamente o que está sendo dito. Abra o coração e receba o feedback com coragem e humildade. Existe sempre algo de bom no que está sendo dito.
- Não responda e não reaja ao feedback. Você está recebendo um presente e deverá recebê-lo como se recebe um presente. Mesmo que os comentários não lhe pareçam totalmente corretos ou justos, aceite-os de mente aberta e reflita com calma sobre ele depois da sessão terminada.
- Respeite a coragem de quem está dando feedback. A certas coisas que são muito difíceis para a maioria das pessoas e dar feedback está entre elas.
- Se você não entender algo, pode perguntar. Mas controle-se e pergunte apenas para entender o que não ficou claro. Não vale perguntar com a intenção de negar ou de amenizar o que está sendo dito.
- Reflita sobre o que você ouviu e agradeça a quem está lhe dando o feedback. Mais uma vez, tome-o como um presente dado com o coração por quem realmente se preocupa com você.
Agora que você já possui um roteiro para uma sessão de feedback, que tal se aventurar e praticar na vida real essa habilidade tão importante. Pode ser difícil no início e até soar um pouco artificial, mas com o tempo você irá notar que é mais fácil e prazeroso do que parece.
Se você possui comentários sobre esse artigo, envie um e-mail para paulo.pinho@uol.com.br. Seus comentários e sugestões são muito importantes para a manutenção desse blog.
PP
O conceito de Líder que você expôs foi muito claro e inspirador. Pode parecer simples, mas na prática esse comportamento de liderança deve ser aprimorado a cada dia pois é bastante difícil reunir tantas características, aplicá-las de forma eficiente e ter que, muitas vezes, rever nossos conceitos em relação às pessoas, frear nosso impulsos e sermos mais enérgicos quando normalmente não seríamos.É um exercício válido e com certeza muito eficaz. Parabéns.
ResponderExcluirNa internet, não encontrei um único exemplo de feedback. Só teorias e conceitos....
ResponderExcluirQue pena.