Olá,
Tenho recebido vários e-mails pedindo orientação sobre como seguir a carreira de executivo e resolvi esclarecer alguns pontos sobre esse tema.
Ser executivo não trata-se propriamente de uma carreira, mas sim de uma etapa da vida profissional que se caracteriza pela responsabilidade por funções gerenciais. Existem executivos em todas as carreiras e não é preciso fazer um determinado curso superior para ser um executivo.
Para mim, a melhor maneira de ser um executivo de sucesso é ser um profssional dedicado e eficiente em sua área de atuação. Além disso, é importante se interessar pelo funcionamento como um todo da organização e desenvolver habilidades pessoais e interpessoais que facilitem seu relacionamento.
As atividades típicas de um executivo se aproximam muito das formações acadêmicas do tipo Administração de Empresas, mas esse não é o único caminho para ser um executivo. Ao contrário, a maioria dos executivos de sucesso possuem formações mais técnicas relacionadas com o mercado onde atuam. Em grandes Hospitais vemos vários executivos com formação de médico; em empresas de tecnologia é comum enocntrar importantes executivos com formação em engenharia; em instituições financeiras encontramos advogados, engenheiros, médicos e outras formações nada comuns.
Pessoalmente acredito que uma formação técnica em alguma área do conhecimento é muito importante para um grande executivo. Ela pode ser adquirida durante o curso superior (desejável) mas também pode ser adquirida durante o exercício de suas funções profissionais. É isso que explica econtrarmos engenheiros dirigindo instituições financeiras, médicos dirigindo empresas de varejo, advogados dirigindo empresas de tecnologia.
De qualquer forma, o conhecimento mais profundo do negócio é fundamental. Se você pretende ser diretor de sucesso de um grande Hospital é fundamental que saiba como o hospital funciona; quais são as maiores dificuldades e desafios dos médicos, enfermeiros e outras posições da organização; quais são as questões mais importantes que caracterizam um bom atendimento aos pacientes; entre outras particularidades. É muito mais fácil encontrar um(a) médico(a) ou enfermeira(o) que tenha essa visão do que um administrador de empresas.
Mas conhecer a parte técnica do negócio não é suficiente. Para ser um grande executivo é preciso gostar de liderar pessoas e de tomar decisões difíceis. Além disso, é importante adquirir conhecimentos sobre o processo de gestão de empresas, tanto do ponto de vista da estratégia, quanto do ponto de vista administrativo/financeiro. Um excelente médico pode ser um péssimo diretor de hospital se não dominar esses assuntos de forma satisfatória.
Para complementar a formação de profissionais de área técnicas, existem cursos de pós-graduação na área administrativa. Eles podem ser mais ou menos especializados e é importante saber o que realmente se deseja aprender. Existem cursos mais orientados aos processos de gestão da empresa, outros mais relacionados com a gestão de pessoas, outros ainda mais focados nas questões de administração financeira.
Um boa opção de curso são os conhecidos como MBA (Master Business Administration). Eles costumam ser cursos de 2 anos de duração, que possuem programa mais abrangente, abordando praticamente todos os temas relacionados com a gestão estratégica, administrativa e financeira das organizações.
Não recomendo fazer um curso de pós-graduação logo depois da conclusão do nível superior. Acho mais importante gastar um tempo se dedicando somente ao trabalho, aprendendo o máximo possível sobre aquele segmento de mercado. Acho que essa abordagem leva a um crescimento mais acelerado da carreira e permite confirmar o caminho que se pretende seguir na carreira.
Minha recomendação é de que um curso de MBA ou equivalente deve ser feito de dois a cinco anos depois de formado. Isso vai permitir melhor escolha do curso a ser feito, maior absorção da informação que será fornecida durante o curso; e utilização mais imediata dos conhecimentos adquiridos.
Espero que essas dicas possam ajudar alguns de vocês. Se tiverem dúvidas, por favor enviem um e-mail diretamente para paulo.pinho@uol.com.br . Terei muito prazer em respondê-los.
Abraços,
PP
oi paulo meu nome é claudia e gostaria muito de fazer administração,mais tenho duvida se é uma boa escolha.poderia me ajudar
ResponderExcluiroi Paulo sou Clécia faço administração de empresa e tenho poucos cursos e quero sua opniao de alguns cursos que venham agregar meu conhecimento.
ResponderExcluirMuito bom texto! Estou desenvolvendo meu plano de carreira, vou aproveitar as dicas!
ResponderExcluirUm abraço!
muito obrigado pelo artigo, me fez ter otimas ideias sobre minha carreira. :D
ResponderExcluirMuito importante a abordagem do texto com relação a formação de um executivo. Ele foi criado no séc XVI com o principal atributo de dar continuidade na funcionalidade da empresa, fazer a mediação entre os donos das empresas com os funcionários, tinham o poder de decisão em algumas áreas, capacidade para criar e melhorar os sistemas, e não era obrigado a apresentar cursos, se não confiança, capacidade, e conhecer bem o trabalho e ser bom em relacionamentos...
ResponderExcluirAbraços a todos!