Olá,
Alguns leitores me pediram para escrever sobre planejamento de carreira e espero atendê-los com esse artigo.
O planejamento de carreira é um projeto de longo prazo e por isso está sujeito a muitas mudanças durante o caminho. Tentar planejar minuciosamente cada passo de sua carreira pode gerar mais ansiedade do que benefícios e, em alguns casos, fazer com que percamos boas oportunidades em nossa vida profissional.
O planejamento de carreira deve ser visto como um caminho preferencial. Se tudo ocorrer conforme desejado, mantemos o caminho, se algo relevante acontecer durante o trajeto, talvez seja melhor rever o caminho. Dessa forma, ficamos alertas às oportunidades e nos damos o direito de rever nossos objetivos sempre que necessário.
Eu mesmo tive um planejamento de carreira muito pouco elaborado. Em outro artigo desse blog, conto como foi o meu início de carreira e como cheguei até aqui mais por reação a eventos do que por planejamento.
Minha recomendação é que você procure definir um norte para sua carreira, ao mesmo tempo evitando ser muito detalhista.
O primeiro passo, e talvez mais difícil, é escolher a formação acadêmica que deseja ter. Neste caso, pense mais no que você gosta de estudar do que propriamente no que pretende trabalhar. Um biólogo pode ser um vendedor de equipamentos de análises biológicas, um pesquisador em algum centro de desenvolvimento, ou um gerente de marketing de uma empresa multinacional de fertilizantes. O mesmo vale para um advogado, um engenheiro, um psicólogo, ou qualquer outra profissão.
De maneira geral, evite abandonar um curso para iniciar outro. Todos os cursos possuem coisas boas e coisas ruins e, a não ser que você esteja convicto de que fez a escolha errada, é melhor continuar o caminho e ajustá-lo mais a frente.
Quando começar a trabalhar, procure algo que lhe parece desafiante. Não se preocupe se trabalhará em uma empresa grande ou pequena, dê prioridade ao que o seu coração está dizendo e procure uma ocupação que de lhe dê prazer. A experiência mostra que as pessoas mais bem sucedidas em suas carreiras são aquelas que adoram o que fazem.
Deixe o tempo cuidar dos próximo passos. Fique alerta às oportunidades mas não tenha pressa em queimar etapas. A maneira mais rápida de crescer profissionalmente é se dedicar integralmente em sua função atual e deixar que as pessoas notem seu potencial naturalmente.
De vez em quando reflita sobre tudo que você já fez e pense sobre que movimentos poderiam ajudá-lo a chegar mais próximo de seus objetivos. Estabeleça um plano de ação e procure manter a disciplina de executá-lo, sem nunca deixar que o plano o escravize ou o faça perder oportunidades interessantes.
Em cada decisão de carreira, priorize seus valores e princípios. Lembre-se que você tem uma missão maior como cidadão e ser humano e procure manter sua carreira alinhada com os seus objetivos maiores de vida.
No mais, seja feliz e aproveite cada momento de sua carreira. No final vai compensar, eu garanto.
PP
sábado, 1 de dezembro de 2007
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Estresse
Olá,
Estresse é uma palavra que normalmente recebe uma conotação negativa pois está associada a incapacidade das pessoas a reagir ao volume de demandas que são submetidas.
O estresse, no entanto, pode ser positivo. Ele é uma reação natural de auto-proteção, que nos coloca em estado de alerta frente a desafios e, em geral, nos mobiliza e nos faz reagir e buscar soluções.
O problema surge quando o estresse está associado com a exaustão ou com a incapacidade de atender a todas as solicitações que recebemos. Essas duas situações, fazem com que nos sintamos devedores, gerando mal estar. O mal estar e a preocupação com a dívida acumulada afeta nossa produtividade, agravando o quadro de estresse.
Em geral, o quadro se agrava até o momento em que reconhecemos nossos limites e aceitamos que existem fatores que estão fora de nosso controle e que o importante é fazer o melhor que podemos, sem se estressar em demasia. A partir desse momento, mudamos o foco novamente para a solução e o estresse naturalmente baixa, deixando espaço para uma nova onda de produtividade.
Em alguns casos, no entanto, o ciclo toma tais proporções que chegamos a uma situação de ruptura, o que pode causar efeitos físicos importantes e graves como a depressão e a síndrome de pânico.
Observar nosso grau de estresse e até que ponto ele está nos mobilizando ou paralizando é fundamental para manter o equilíbrio e nossa capacidade de produzir. Perceba o se nível de preocupação sobre os assuntos do dia a dia, sua sensação de estar realizando e sua capacidade de dominar seus próprios pensamentos. Se algum desses fatores estiver fora de controle, é hora de esvaziar a pressão.
Um passeio no parque; um pouco de atividade física; e alternar o foco para outro tipo de atividade ajudam a diminuir a pressão. Dedicar um pouco mais de horas ao sono; dar-se um pouco mais de tempo para relaxar; e mais que tudo se perdoar por estar no limite, ajudam a recuperar as energias. Para cada pessoa, existe um antídoto para o estresse negativo. Preste atenção e procure o seu, você vai encontrar.
Se você notar que está difícil sair do ciclo de estresse negativo, não deixe que a coisa piore, procure ajuda de um médico de confiança. Ele vai saber ajudar.
PP
Estresse é uma palavra que normalmente recebe uma conotação negativa pois está associada a incapacidade das pessoas a reagir ao volume de demandas que são submetidas.
O estresse, no entanto, pode ser positivo. Ele é uma reação natural de auto-proteção, que nos coloca em estado de alerta frente a desafios e, em geral, nos mobiliza e nos faz reagir e buscar soluções.
O problema surge quando o estresse está associado com a exaustão ou com a incapacidade de atender a todas as solicitações que recebemos. Essas duas situações, fazem com que nos sintamos devedores, gerando mal estar. O mal estar e a preocupação com a dívida acumulada afeta nossa produtividade, agravando o quadro de estresse.
Em geral, o quadro se agrava até o momento em que reconhecemos nossos limites e aceitamos que existem fatores que estão fora de nosso controle e que o importante é fazer o melhor que podemos, sem se estressar em demasia. A partir desse momento, mudamos o foco novamente para a solução e o estresse naturalmente baixa, deixando espaço para uma nova onda de produtividade.
Em alguns casos, no entanto, o ciclo toma tais proporções que chegamos a uma situação de ruptura, o que pode causar efeitos físicos importantes e graves como a depressão e a síndrome de pânico.
Observar nosso grau de estresse e até que ponto ele está nos mobilizando ou paralizando é fundamental para manter o equilíbrio e nossa capacidade de produzir. Perceba o se nível de preocupação sobre os assuntos do dia a dia, sua sensação de estar realizando e sua capacidade de dominar seus próprios pensamentos. Se algum desses fatores estiver fora de controle, é hora de esvaziar a pressão.
Um passeio no parque; um pouco de atividade física; e alternar o foco para outro tipo de atividade ajudam a diminuir a pressão. Dedicar um pouco mais de horas ao sono; dar-se um pouco mais de tempo para relaxar; e mais que tudo se perdoar por estar no limite, ajudam a recuperar as energias. Para cada pessoa, existe um antídoto para o estresse negativo. Preste atenção e procure o seu, você vai encontrar.
Se você notar que está difícil sair do ciclo de estresse negativo, não deixe que a coisa piore, procure ajuda de um médico de confiança. Ele vai saber ajudar.
PP
Motivação
Olá,
Se você está desmotivado, e acordar pela manhã para trabalhar é um sofrimento, pare e reflita um pouco sobre sua carreira e vida profissional.
É comum que as pessoas atribuam a fatores externos sua falta de motivação, mas a verdade é que somente uma pessoa tem poder para motivar alguém, ela mesma. Cada um reage de maneira diferente aos estímulos externos. O que pode ser extremamente motivante para uma pessoa, simplesmente destrói a motivação de outra.
Sendo assim, o mais importante é entender o que está acontecendo dentro de nós quando nos sentimos desmotivados. Identificada a origem da desmotivação, é hora de avaliar se é melhor se afastar do agente gerador ou mudar de atitude em relação ao mesmo.
Em algumas situações você vai concluir que o problema está em sua atitude perante a situação. Ótimo, reformule seus pensamentos e mude sua atitude, a motivação retornará em seguida.
Em outras situações, apesar de refletir sobre o tema, algo de tão incômodo acontece, que você não consegue identificar problemas de atitude de sua parte. Não faz mal, isso provavelmente quer dizer que você deve se afastar do agente que o está desmotivando.
Você já deve ter notado que em alguns casos recuperar a motivação passa por trocar de função na empresa, de emprego ou até mesmo de carreira. É isso mesmo, às vezes é preciso mudar para manter a chama da motivação acesa. Não existe nada de errado nisso, desde que seja feito de forma pensada e com tranqüilidade.
Mas cuidado. Se você nunca chega a conclusão de que a desmotivação está associada a suas próprias atitudes, talvez esteja lhe faltando um pouco de auto-conhecimento. Neste caso, procure ajuda de um profissional de Coaching ou de Terapia. Eles saberão te ajudar.
PP
Se você está desmotivado, e acordar pela manhã para trabalhar é um sofrimento, pare e reflita um pouco sobre sua carreira e vida profissional.
É comum que as pessoas atribuam a fatores externos sua falta de motivação, mas a verdade é que somente uma pessoa tem poder para motivar alguém, ela mesma. Cada um reage de maneira diferente aos estímulos externos. O que pode ser extremamente motivante para uma pessoa, simplesmente destrói a motivação de outra.
Sendo assim, o mais importante é entender o que está acontecendo dentro de nós quando nos sentimos desmotivados. Identificada a origem da desmotivação, é hora de avaliar se é melhor se afastar do agente gerador ou mudar de atitude em relação ao mesmo.
Em algumas situações você vai concluir que o problema está em sua atitude perante a situação. Ótimo, reformule seus pensamentos e mude sua atitude, a motivação retornará em seguida.
Em outras situações, apesar de refletir sobre o tema, algo de tão incômodo acontece, que você não consegue identificar problemas de atitude de sua parte. Não faz mal, isso provavelmente quer dizer que você deve se afastar do agente que o está desmotivando.
Você já deve ter notado que em alguns casos recuperar a motivação passa por trocar de função na empresa, de emprego ou até mesmo de carreira. É isso mesmo, às vezes é preciso mudar para manter a chama da motivação acesa. Não existe nada de errado nisso, desde que seja feito de forma pensada e com tranqüilidade.
Mas cuidado. Se você nunca chega a conclusão de que a desmotivação está associada a suas próprias atitudes, talvez esteja lhe faltando um pouco de auto-conhecimento. Neste caso, procure ajuda de um profissional de Coaching ou de Terapia. Eles saberão te ajudar.
PP
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Pensar positivo ajuda
Olá,
Neste momento há muito ruído em torno da importância do pensamento positivo para se obter sucesso. Vários filmes e livros defendem a teoria de que se desejamos corretamente, acabamos por conseguir nossos objetivos. Sei que entrarei em uma área perigosa, mas não posso deixar de dar minha opinião a respeito.
Apesar de considerar simplista a teoria de que querer fortemente é suficiente para obter alguma coisa, tenho forte convicção de que é parte importante da jornada para atingir nossos objetivos.
No livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman, é relatado um caso de avaliação de indicadores que melhor refletiam a performance futura de alunos em determinado curso de graduação. Para surpresa de muitos, entre os indicadores destreza de raciocínio, conhecimento específico e grau de otimismo, o terceiro foi o que melhor previu a performance dos alunos em um horizonte de um ano.
Não é somente uma questão de acreditar que é possível e esperar que as coisas aconteçam. O fato de acreditar nos faz buscar objetivos de maneira mais segura e enfrentar com atitude mais positiva as dificuldades que surgirão pelo caminho.
Se você pretende ter sucesso, comece por acreditar que é possível e procure se visualizar tendo sucesso. Essa atitude positiva ajudará a manter sua mente alerta para aproveitar as oportunidades, reforçará sua energia, e aumentará sua capacidade de enfrentar as dificuldades.
Mas não se esqueça que somente acreditar não faz as coisas acontecerem. É preciso trabalhar muito, manter a perseverança e estar alerta para encontrar as soluções de cada problema que surge.
Pessoalmente, tenho duas frases que procuro utilizar sempre que as adversidades surgem. Elas me ajudam a manter a confiança de que é possível vencer. Se você achar útil, use-as também.
Tudo vai dar certo porque nós merecemos !!!!!
Se ainda não deu certo, é porque não terminou !!!!!
PP
Neste momento há muito ruído em torno da importância do pensamento positivo para se obter sucesso. Vários filmes e livros defendem a teoria de que se desejamos corretamente, acabamos por conseguir nossos objetivos. Sei que entrarei em uma área perigosa, mas não posso deixar de dar minha opinião a respeito.
Apesar de considerar simplista a teoria de que querer fortemente é suficiente para obter alguma coisa, tenho forte convicção de que é parte importante da jornada para atingir nossos objetivos.
No livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman, é relatado um caso de avaliação de indicadores que melhor refletiam a performance futura de alunos em determinado curso de graduação. Para surpresa de muitos, entre os indicadores destreza de raciocínio, conhecimento específico e grau de otimismo, o terceiro foi o que melhor previu a performance dos alunos em um horizonte de um ano.
Não é somente uma questão de acreditar que é possível e esperar que as coisas aconteçam. O fato de acreditar nos faz buscar objetivos de maneira mais segura e enfrentar com atitude mais positiva as dificuldades que surgirão pelo caminho.
Se você pretende ter sucesso, comece por acreditar que é possível e procure se visualizar tendo sucesso. Essa atitude positiva ajudará a manter sua mente alerta para aproveitar as oportunidades, reforçará sua energia, e aumentará sua capacidade de enfrentar as dificuldades.
Mas não se esqueça que somente acreditar não faz as coisas acontecerem. É preciso trabalhar muito, manter a perseverança e estar alerta para encontrar as soluções de cada problema que surge.
Pessoalmente, tenho duas frases que procuro utilizar sempre que as adversidades surgem. Elas me ajudam a manter a confiança de que é possível vencer. Se você achar útil, use-as também.
Tudo vai dar certo porque nós merecemos !!!!!
Se ainda não deu certo, é porque não terminou !!!!!
PP
Momentos de Recuperação
Olá,
Gostaria de falar um pouco sobre a necessidade de se recuperar.
Se você vem de uma longa jornada de desafio, em que demonstrou sua alta capacidade de produção, e de repente sente que a energia baixou, não se desespere. Isso acontece com todos e é um sinal importante de que é preciso dar um tempo para a loucura do dia a dia.
Se a jornada foi realmente longa e o grau de exaustão é profundo, talvez você precise de um período maior para se recuperar, o que pode tomar algumas semanas. Mas normalmente, um bom fim de semana fazendo coisas diferentes e o respeito/observação dos seus limites por um par de dias, já será suficiente.
Você não deve se sentir culpado se por alguns dias não ler seus e-mails durante a noite. Nem de ir ao cinema ou teatro durante a semana em que se inicia um novo projeto. Tampouco de passar um final de semana inteiro sem trabalhar. Até uma escapadinha durante a tarde pode ser benéfica, é só não abusar e sempre ser transparente com a empresa.
Lembre-se que o trabalho é uma parte muito importante de sua vida e só valerá a pena trabalhar se algum prazer você sentir por essa atividade. O excesso, como em qualquer outra dimensão da vida, irá gerar mais malefício do que benefício.
Não deixe de enviar seu comentários. São eles que me ajudam a selecionar os assuntos que abordo neste blog.
PP
Gostaria de falar um pouco sobre a necessidade de se recuperar.
Se você vem de uma longa jornada de desafio, em que demonstrou sua alta capacidade de produção, e de repente sente que a energia baixou, não se desespere. Isso acontece com todos e é um sinal importante de que é preciso dar um tempo para a loucura do dia a dia.
Se a jornada foi realmente longa e o grau de exaustão é profundo, talvez você precise de um período maior para se recuperar, o que pode tomar algumas semanas. Mas normalmente, um bom fim de semana fazendo coisas diferentes e o respeito/observação dos seus limites por um par de dias, já será suficiente.
Você não deve se sentir culpado se por alguns dias não ler seus e-mails durante a noite. Nem de ir ao cinema ou teatro durante a semana em que se inicia um novo projeto. Tampouco de passar um final de semana inteiro sem trabalhar. Até uma escapadinha durante a tarde pode ser benéfica, é só não abusar e sempre ser transparente com a empresa.
Lembre-se que o trabalho é uma parte muito importante de sua vida e só valerá a pena trabalhar se algum prazer você sentir por essa atividade. O excesso, como em qualquer outra dimensão da vida, irá gerar mais malefício do que benefício.
Não deixe de enviar seu comentários. São eles que me ajudam a selecionar os assuntos que abordo neste blog.
PP
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Indicações de profissionais para Coaching
Olá,
Algumas pessoas me solicitaram indicações de profissionais para processos de Coaching. Já tive oportunidade de trabalhar com os seguintes profissionais que posso recomendar:
Ary Handler (www.handlerconsultoria.com.br) - Trabalhei com ele fazendo Coaching para o meu time de gerentes quando era diretor de operações de uma empresa de tecnologia;
Daniela Leluddak (caddan@terra.com.br) - Fui Coachee da Daniela por alguns meses quando era diretor de operações da mesma empresa.
Além disso, também me coloco a disposição através do e-mail paulo.pinho@uol.com.br.
PP
Algumas pessoas me solicitaram indicações de profissionais para processos de Coaching. Já tive oportunidade de trabalhar com os seguintes profissionais que posso recomendar:
Ary Handler (www.handlerconsultoria.com.br) - Trabalhei com ele fazendo Coaching para o meu time de gerentes quando era diretor de operações de uma empresa de tecnologia;
Daniela Leluddak (caddan@terra.com.br) - Fui Coachee da Daniela por alguns meses quando era diretor de operações da mesma empresa.
Além disso, também me coloco a disposição através do e-mail paulo.pinho@uol.com.br.
PP
Líderes Tiranos
Olá,
Você já parou para pensar que nos vários anos de estudo que temos quase nunca fomos orientados a como nos relacionarmos com as outras pessoas? Ao contrário, aos poucos vamos nos especializando em ver os outros como concorrentes e a criticar mais do que incentivar.
Não é por acaso que muitos executivos chegam a posições de liderança sem saber como lidar com pessoas, ou pior, convencidos de que a tirania é a melhora maneira de obter resultados. Eles são especialistas em suas áreas, extremamente competentes e dedicados, mas nada ou quase nada sabem sobre como as pessoas se sentem ou reagem a suas atitudes e comportamentos.
O resultado é uma legião de pessoas desmotivadas e desorientadas, lideradas por visionários solitários que vivem reclamando da incapacidade dos seus liderados. Os famosos líderes tiranos.
O mais incrível é que a perseverança e a competência técnica desses executivos fazem com que muitos deles continuem a ter sucesso, apesar de sua incompetência interpessoal. Alguns chegam mesmo a ser tratados como verdadeiros heróis, e é comum ouvirmos expressões como:
"Fulano é brilhante mas trata as pessoas como animais";
"Ele é um líder carismático, mas é um verdadeiro tirano."
Gostaria de aproveitar esse artigo para afirmar uma posição da qual tenho cada vez mais convicção. Tratar bem as pessoas, respeitá-las e reconhecê-las, tem apenas efeitos positivos no sucesso de um executivo. A tirania, por outro lado, também é capaz de gerar resultados positivos, mas traz com ela um custo que será cobrado mais cedo ou mais tarde.
Se você já está começando a acreditar que os tiranos são mais bem sucedidos do que os líderes que respeitam as pessoas, pare um pouco e reveja sua posição. Acredite; os tiranos que conseguem bons resultados teriam muito mais sucesso se respeitassem mais seus colegas e liderados.
Não deixe de enviar seus comentários. Eles são muito importantes para definir o conteúdo deste blog.
PP
Você já parou para pensar que nos vários anos de estudo que temos quase nunca fomos orientados a como nos relacionarmos com as outras pessoas? Ao contrário, aos poucos vamos nos especializando em ver os outros como concorrentes e a criticar mais do que incentivar.
Não é por acaso que muitos executivos chegam a posições de liderança sem saber como lidar com pessoas, ou pior, convencidos de que a tirania é a melhora maneira de obter resultados. Eles são especialistas em suas áreas, extremamente competentes e dedicados, mas nada ou quase nada sabem sobre como as pessoas se sentem ou reagem a suas atitudes e comportamentos.
O resultado é uma legião de pessoas desmotivadas e desorientadas, lideradas por visionários solitários que vivem reclamando da incapacidade dos seus liderados. Os famosos líderes tiranos.
O mais incrível é que a perseverança e a competência técnica desses executivos fazem com que muitos deles continuem a ter sucesso, apesar de sua incompetência interpessoal. Alguns chegam mesmo a ser tratados como verdadeiros heróis, e é comum ouvirmos expressões como:
"Fulano é brilhante mas trata as pessoas como animais";
"Ele é um líder carismático, mas é um verdadeiro tirano."
Gostaria de aproveitar esse artigo para afirmar uma posição da qual tenho cada vez mais convicção. Tratar bem as pessoas, respeitá-las e reconhecê-las, tem apenas efeitos positivos no sucesso de um executivo. A tirania, por outro lado, também é capaz de gerar resultados positivos, mas traz com ela um custo que será cobrado mais cedo ou mais tarde.
Se você já está começando a acreditar que os tiranos são mais bem sucedidos do que os líderes que respeitam as pessoas, pare um pouco e reveja sua posição. Acredite; os tiranos que conseguem bons resultados teriam muito mais sucesso se respeitassem mais seus colegas e liderados.
Não deixe de enviar seus comentários. Eles são muito importantes para definir o conteúdo deste blog.
PP
O que vem a ser Coaching
Olá,
Um recurso utilizado com cada vez mais freqüência por executivos de todos os níveis é o Coaching. Como existe muita confusão em torno do tema, achei que valia a pena falar um pouco sobre o que vem a ser Coaching e como ele se insere no mundo corporativo.
Coaching não é consultoria, portanto, não espere avaliações ou conselhos de um Coach. Também não é terapia, pois seu foco não está em tratar traumas emocionais do passado mas sim em buscar soluções e desenvolvimento de habilidades. Por fim, é importante não confundir Coaching com programação neurolinguística ou programas de motivação.
Coaching é um processo que tem como objetivo principal o desenvolvimento de novas
habilidades que permitam as pessoas atingirem seus objetivos de maneira mais efetiva. O Coach não aconselha nem resolve os problemas do Coachee. Seu maior objetivo é fazer com que o Coachee reflita sobre seus comportamentos e atitudes, identifique áreas de desenvolvimento que possam ajudar a ter mais sucesso, e treine novas habilidades e comportamentos.
Recentemente fui Coachee e contratei um Coach para trabalhar com meus subordinados. Gostei tanto da idéia que resolvi fazer um curso e hoje estou atuando como Coach de alguns executivos.
Os benefícios desse tipo de trabalho são muitos. Auto-conhecimento, melhor entendimento sobre as outras pessoas, disciplina e aprendizado são algumas expressões que traduzem o que você vai encontrar em um processo de Coaching sério.
Mas cuidado. Procure saber quem você está contratando e qual a bagagem do profissional que irá atendê-lo. Não caia nas armadilhas de processos de Coaching que prometem resultados em uma ou duas sessões ou de profissionais que confundem palestras motivacionais com Coaching.
O desenvolvimento de habilidades toma tempo e exige dedicação e disciplina. Nenhum atleta ganha uma maratona por causa de uma palestra motivacional ou porque participou de um único treino de corrida. Ao contrário, somente trabalhando com dedicação e continuamente é que novos comportamentos se instalam e habilidades são desenvolvidas.
Se você quiser saber um pouco mais sobre o tema. Ou se tiver interesse em contratar sessões de Coaching, pode me enviar um e-mail no endereço paulo.pinho@uol.com.br .
PP
Um recurso utilizado com cada vez mais freqüência por executivos de todos os níveis é o Coaching. Como existe muita confusão em torno do tema, achei que valia a pena falar um pouco sobre o que vem a ser Coaching e como ele se insere no mundo corporativo.
Coaching não é consultoria, portanto, não espere avaliações ou conselhos de um Coach. Também não é terapia, pois seu foco não está em tratar traumas emocionais do passado mas sim em buscar soluções e desenvolvimento de habilidades. Por fim, é importante não confundir Coaching com programação neurolinguística ou programas de motivação.
Coaching é um processo que tem como objetivo principal o desenvolvimento de novas
habilidades que permitam as pessoas atingirem seus objetivos de maneira mais efetiva. O Coach não aconselha nem resolve os problemas do Coachee. Seu maior objetivo é fazer com que o Coachee reflita sobre seus comportamentos e atitudes, identifique áreas de desenvolvimento que possam ajudar a ter mais sucesso, e treine novas habilidades e comportamentos.
Recentemente fui Coachee e contratei um Coach para trabalhar com meus subordinados. Gostei tanto da idéia que resolvi fazer um curso e hoje estou atuando como Coach de alguns executivos.
Os benefícios desse tipo de trabalho são muitos. Auto-conhecimento, melhor entendimento sobre as outras pessoas, disciplina e aprendizado são algumas expressões que traduzem o que você vai encontrar em um processo de Coaching sério.
Mas cuidado. Procure saber quem você está contratando e qual a bagagem do profissional que irá atendê-lo. Não caia nas armadilhas de processos de Coaching que prometem resultados em uma ou duas sessões ou de profissionais que confundem palestras motivacionais com Coaching.
O desenvolvimento de habilidades toma tempo e exige dedicação e disciplina. Nenhum atleta ganha uma maratona por causa de uma palestra motivacional ou porque participou de um único treino de corrida. Ao contrário, somente trabalhando com dedicação e continuamente é que novos comportamentos se instalam e habilidades são desenvolvidas.
Se você quiser saber um pouco mais sobre o tema. Ou se tiver interesse em contratar sessões de Coaching, pode me enviar um e-mail no endereço paulo.pinho@uol.com.br .
PP
Agradecimento
Olá Pessoal,
Gostaria de agradecer aos primeiros visitantes desse blog. Será um prazer tê-los como visitantes sempre que possível.
Espero que vocês gostem do conteúdo e que meus artigos tenham algum valor para vocês.
Se gostarem, por favor, me ajudem a divulgá-lo enviando o link para amigos.
Um grande abraço,
Paulo Pinho
Gostaria de agradecer aos primeiros visitantes desse blog. Será um prazer tê-los como visitantes sempre que possível.
Espero que vocês gostem do conteúdo e que meus artigos tenham algum valor para vocês.
Se gostarem, por favor, me ajudem a divulgá-lo enviando o link para amigos.
Um grande abraço,
Paulo Pinho
Especialistas versus Generalistas
Olá,
Atualmente existe uma grande discussão em torno da relação entre abrangência e profundidade do conhecimento e o sucesso profissional. Alguns advogam que os generalistas estão em alta e que o mais importante é conhecer um pouco de tudo. Outros, ao contrário, defendem a posição de que a especialização é fundamental para o sucesso profissional.
Como em qualquer assunto parece que a melhor posição está no meio termo. Saber de tudo um pouco ajuda a iniciar uma conversa e aumenta as chances de aproveitar oportunidades, mas se você pretende encabeçar um projeto e fazer acontecer, precisa dominar a matéria e ser especialista.
Minha dica é que você procure ter uma amplo espectro de conhecimento e que mantenha sua curiosidade sempre ativa, mas não se esqueça de se especializar em pelo menos um assunto que tenha valor para você e para o mercado. Um assunto em que você possa fazer a diferença.
Uma constatação importante é de que não se pode ser especialista em muitas áreas o mesmo tempo. O ideal é se dedicar a poucos temas e ser o melhor possível nesses. Um tema principal e dois ou três alternativos e correlatos, me parece uma boa combinação.
Evite iniciar tentativas de ser especialista em várias coisas ao mesmo tempo pois o resultado pode ser uma grande perda de tempo e pouca diferenciação.
Se você está no início de sua carreira, comece tentando aprender um pouco de tudo. Deixe que o fluxo da vida te leve um pouco e procure se aprofundar nos assuntos que dão mais prazer. Aos poucos, você vai ter uma visão clara de onde irá ter mais sucesso.
Se você já está no meio da carreira e sente que não está sendo reconhecido como especialista em nenhuma área relevante, faça uma pausa para balanço. Avalie suas realizações recentes e procure encontrar suas fortalezas. Uma vez encontradas, escolha assuntos correlatos a elas e inicie um processo de especialização. Você verá que irá valer a pena.
Envie seus comentários e sugestões. Eles são muito importantes para a manutenção desse blog.
PP
Atualmente existe uma grande discussão em torno da relação entre abrangência e profundidade do conhecimento e o sucesso profissional. Alguns advogam que os generalistas estão em alta e que o mais importante é conhecer um pouco de tudo. Outros, ao contrário, defendem a posição de que a especialização é fundamental para o sucesso profissional.
Como em qualquer assunto parece que a melhor posição está no meio termo. Saber de tudo um pouco ajuda a iniciar uma conversa e aumenta as chances de aproveitar oportunidades, mas se você pretende encabeçar um projeto e fazer acontecer, precisa dominar a matéria e ser especialista.
Minha dica é que você procure ter uma amplo espectro de conhecimento e que mantenha sua curiosidade sempre ativa, mas não se esqueça de se especializar em pelo menos um assunto que tenha valor para você e para o mercado. Um assunto em que você possa fazer a diferença.
Uma constatação importante é de que não se pode ser especialista em muitas áreas o mesmo tempo. O ideal é se dedicar a poucos temas e ser o melhor possível nesses. Um tema principal e dois ou três alternativos e correlatos, me parece uma boa combinação.
Evite iniciar tentativas de ser especialista em várias coisas ao mesmo tempo pois o resultado pode ser uma grande perda de tempo e pouca diferenciação.
Se você está no início de sua carreira, comece tentando aprender um pouco de tudo. Deixe que o fluxo da vida te leve um pouco e procure se aprofundar nos assuntos que dão mais prazer. Aos poucos, você vai ter uma visão clara de onde irá ter mais sucesso.
Se você já está no meio da carreira e sente que não está sendo reconhecido como especialista em nenhuma área relevante, faça uma pausa para balanço. Avalie suas realizações recentes e procure encontrar suas fortalezas. Uma vez encontradas, escolha assuntos correlatos a elas e inicie um processo de especialização. Você verá que irá valer a pena.
Envie seus comentários e sugestões. Eles são muito importantes para a manutenção desse blog.
PP
Assinar:
Postagens (Atom)