Olá,
Alguns leitores me pediram para escrever sobre planejamento de carreira e espero atendê-los com esse artigo.
O planejamento de carreira é um projeto de longo prazo e por isso está sujeito a muitas mudanças durante o caminho. Tentar planejar minuciosamente cada passo de sua carreira pode gerar mais ansiedade do que benefícios e, em alguns casos, fazer com que percamos boas oportunidades em nossa vida profissional.
O planejamento de carreira deve ser visto como um caminho preferencial. Se tudo ocorrer conforme desejado, mantemos o caminho, se algo relevante acontecer durante o trajeto, talvez seja melhor rever o caminho. Dessa forma, ficamos alertas às oportunidades e nos damos o direito de rever nossos objetivos sempre que necessário.
Eu mesmo tive um planejamento de carreira muito pouco elaborado. Em outro artigo desse blog, conto como foi o meu início de carreira e como cheguei até aqui mais por reação a eventos do que por planejamento.
Minha recomendação é que você procure definir um norte para sua carreira, ao mesmo tempo evitando ser muito detalhista.
O primeiro passo, e talvez mais difícil, é escolher a formação acadêmica que deseja ter. Neste caso, pense mais no que você gosta de estudar do que propriamente no que pretende trabalhar. Um biólogo pode ser um vendedor de equipamentos de análises biológicas, um pesquisador em algum centro de desenvolvimento, ou um gerente de marketing de uma empresa multinacional de fertilizantes. O mesmo vale para um advogado, um engenheiro, um psicólogo, ou qualquer outra profissão.
De maneira geral, evite abandonar um curso para iniciar outro. Todos os cursos possuem coisas boas e coisas ruins e, a não ser que você esteja convicto de que fez a escolha errada, é melhor continuar o caminho e ajustá-lo mais a frente.
Quando começar a trabalhar, procure algo que lhe parece desafiante. Não se preocupe se trabalhará em uma empresa grande ou pequena, dê prioridade ao que o seu coração está dizendo e procure uma ocupação que de lhe dê prazer. A experiência mostra que as pessoas mais bem sucedidas em suas carreiras são aquelas que adoram o que fazem.
Deixe o tempo cuidar dos próximo passos. Fique alerta às oportunidades mas não tenha pressa em queimar etapas. A maneira mais rápida de crescer profissionalmente é se dedicar integralmente em sua função atual e deixar que as pessoas notem seu potencial naturalmente.
De vez em quando reflita sobre tudo que você já fez e pense sobre que movimentos poderiam ajudá-lo a chegar mais próximo de seus objetivos. Estabeleça um plano de ação e procure manter a disciplina de executá-lo, sem nunca deixar que o plano o escravize ou o faça perder oportunidades interessantes.
Em cada decisão de carreira, priorize seus valores e princípios. Lembre-se que você tem uma missão maior como cidadão e ser humano e procure manter sua carreira alinhada com os seus objetivos maiores de vida.
No mais, seja feliz e aproveite cada momento de sua carreira. No final vai compensar, eu garanto.
PP
Plano de carreira realmente é algo minucioso, agimos pelo impulso deixando a ansiedade proriferar, inclusive a emoção atua com mais força que a razão, sou um exemplo disso, mesmo reconhecendo que não é correto em determinadas situações.
ResponderExcluirEsses dias minha professora da Pós, citou algo que me chamou atenção, ela escreveu na lousa uma frase de Fernando Pessoa que dizia: "A felicidade só esta onde a pomos, mas nunca a pomos onde estamos". Me levou a refletir como agimos quando se trata de carreira, as vezes as oportunidades estão em nossas mãos, mas não conseguimos enxergar!
Abraços
Rafael Anselmo